5.ª edição do Moving On Series da BIAL realiza-se em setembro

31 de Julho 2023

A BIAL, a Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) e a Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) estão a organizar a 5.ª edição do MOVING ON SERIES. O encontro terá lugar em Lisboa no dia 23 de setembro.

A farmacêutica destacou em comunicado que esta edição tem como tema principal a ‘Interdisciplinaridade na Doença de Parkinson’.

Para a BIAL, é fundamental dar a conhecer e reconhecer o que de melhor se faz na área das neurociências, em especial no que diz respeito à Doença de Parkinson. Em conjunto com a SPDMov e a SPN queremos, no dia 23 de setembro, ser o epicentro do debate da melhor prática clínica e do futuro do ponto de vista terapêutico e tecnológico. Esta é a nossa missão em comum, minimizar os impactos nas pessoas que vivem com Parkinson”, refere Bruno Fidalgo Dias, responsável do Departamento Médico da BIAL em Portugal e Espanha.

Segundo a BIAL, a iniciativa desafia quem está no terreno todos os dias, e contacta mais de perto com a realidade desta doença, a apresentar os casos clínicos mais desafiantes.

Os três trabalhos mais diferenciados serão selecionados para apresentação oral durante esta sessão, premiados e terão os seus resumos publicados numa edição da SINAPSE, a revista da SPN.

O júri é composto por Cristina Costa, presidente da SPDMov, Isabel Luzeiro, presidente da SPN, e Miguel Gago, diretor do serviço de neurologia do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.

O prazo para a entrega dos abstracts foi prolongado para dia 7 de agosto.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights