Associações de doentes lançam petição pedindo comparticipação de produtos de Nutrição Entérica

23 de Julho 2023

19 Associações de doentes juntaram-se, numa petição pública, para pedir a comparticipação a 100% destes produtos para doentes crónicos dependentes de nutrição entérica

As organizações signatárias da petição pública propõem que, quando prescritas nas instituições do Serviço Nacional de Saúde, “as fórmulas nutricionais completas ou incompletas, adaptadas a doenças, distúrbios ou problemas de saúde específicos e destinadas à Nutrição Entérica, sejam comparticipadas na sua totalidade pelo Estado”. Apelam ainda que sejam dispensadas numa farmácia comunitária próxima da residência.

“Atualmente, os doentes que necessitam  deste tipo de nutrição, vêem-se obrigadas a despender várias centenas de euros por mês do seu orçamento mensal ou a recorrer ao apoio de familiares, amigos e organizações para as suportar”, pode ler-se na petição. Alerta-se ainda para “uma enorme dificuldade” em encontrar no mercado os produtos de que necessitam.

NR/HN/SP

Imagem/críditos: felipecaparros/Encato

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

Infarmed proibe exportação de 99 medicamentos em abril

O Infarmed proibiu a exportação este mês de 99 medicamentos, entre os quais fármacos usados no tratamento de diabetes, transtorno do défice de atenção e hiperatividade e alzheimer, segundo a informação do regulador.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights