Salários e subsídios de férias em atraso na Misericórdia de Belmonte

11 de Agosto 2023

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas denunciou, em comunicado, o atraso no pagamento de salários e subsídios na Misericórdia de Belmonte.

Em declarações à agência Lusa, o provedor, José Figueiredo, confirmou estarem por pagar “parte do subsídio de férias e parte do vencimento”, situação que espera ter resolvida até ao final deste mês, se a banca adiantar uma verba pedida enquanto não chegam os 500 mil euros atribuídos pelo Fundo de Socorro Social, que o responsável tem a expectativa de ser recebida “a partir de setembro”.

“Já pedi adiantamento à banca desse subsídio de 500 mil euros que vamos receber do Fundo de Socorro Social. Espero que até ao final do mês eu consiga saldar as contas”, sublinhou.

A estrutura sindical acusou a instituição de “gozar com quem trabalha” e de deixar os trabalhadores “sem salário e desesperados”.

Na mesma nota, enviada à agência Lusa, o sindicato informou que nos últimos meses os pagamentos aos trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, têm sido feitos “de forma irregular” e fora do prazo legal.

A organização sindical acrescentou que o mês de junho foi pago atrasado e hoje foi depositado apenas 30% do salário relativo a julho.

De acordo com o sindicato, foi pedida a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), “que de forma célere se deslocou ao local, desenvolveu a sua ação e está a acompanhar esta situação”.

José Figueiredo justifica as dificuldades, além da herança de “um passivo enorme do passado”, com “as crises no setor”, relacionadas com a pandemia e depois a guerra e os aumentos do custo da energia.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte mencionou ainda os valores baixos das reformas e a discrepância entre as comparticipações pagas pela Segurança Social por utente e o custo unitário por pessoa, a rondar os 1.400 euros.

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas alertou para as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e afirmou ter a informação de que “nas últimas semanas, e pela falta de pessoal, estão a exigir que as trabalhadoras do turno da noite façam higienes e levantem os idosos a partir das 05:30 da manhã”, frisou a estrutura sindical.

Segundo José Figueiredo, a instituição “não tem falta de pessoal” e vai “equacionar despedimentos”.

“Há pessoas com contratos temporários que temos de emagrecer, porque estamos acima dos rácios que a lei estabelece”, acentuou o provedor, à agência Lusa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This