RD-Portugal e Farmacêuticos reforçam conhecimento sobre doenças raras

16 de Agosto 2023

A União das Associações das Doenças Raras de Portugal (RD-Portugal) e a Ordem dos Farmacêuticos (OF) estabeleceram uma parceria para reforçar a informação e capacitação dos farmacêuticos relativamente às doenças raras.

A iniciativa visa avaliar necessidades formativas dos farmacêuticos relativamente às diferentes patologias e a intervenção profissional necessária no apoio e atendimento adequado dos doentes raros.

Para tal, a parceria tem como principal medida a criação de um questionário de avaliação de necessidades dos farmacêuticos, com vista ao desenvolvimento de ofertas formativas, referenciação, gestão e tratamento das pessoas com doença rara

O acordo estabelecido pretende, assim, aproximar os farmacêuticos das pessoas com doença rara em particular e da RD-Portugal.

A União Europeia considera que uma doença é rara quando afeta no máximo uma pessoa em cada 2000 habitantes. Atualmente, estão identificadas mais de 6000 doenças raras, estimando-se que, no total, afetem entre 6% a 8% da população mundial.

PR/HN/VC

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Greve de enfermeiros em Vila Franca de Xira com adesão de 87%

A greve dos enfermeiros do Hospital de Vila Franca de Xira registava às 10:00 de hoje, no turno da manhã, uma adesão de 87%, estando a afetar cirurgias programadas, internamentos e consultas, disse à agência Lusa fonte sindical.

MAIS LIDAS

Share This