Prémio CNS: Ideias que melhorem o estado de saúde dos doentes neurodegenerativos

22 de Setembro 2023

O Campus Neurológico (CNS) abriu as candidaturas para a edição de 2023 do Prémio CNS, destacando projetos com o potencial de transformar o mundo através de ideias e iniciativas. Pelo 6.º ano consecutivo este prémio visa estimular na população em geral a criação de iniciativas, projetos e trabalhos que visem melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outras) ou contribuir para a promoção da saúde na população adulta.

“O objetivo deste prémio é promover o desenvolvimento de projetos que ajudem no tratamento e prevenção das doenças neurodegenerativas. Queremos que apareçam ideias que contribuam para melhorar o cuidado e o estado de saúde destas pessoas. Optámos por abrir o leque de candidaturas, porque por vezes as melhores ideias surgem de pessoas que não são da área da saúde. Tudo é suscetível de ser um bom tema para concorrer”, começou por explicar o Prof. Doutor Joaquim Ferreira, neurologista, diretor clínico do CNS e presidente do júri.

Além disso, o especialista revelou que os projetos vencedores dos anos anteriores contribuíram para a realização de variados estudos ou, simplesmente, para que se gerassem novas ideias acerca de determinado tópico, como é o caso da monitorização de medicação.

Relativamente ao panorama atual destas doenças em Portugal, o Prof. Doutor Joaquim Ferreira referiu que as doenças de Parkinson e de Alzheimer são as mais frequentes, sendo que a sua prevalência irá aumentar nos próximos anos.

“Calcula-se que cerca de 200 mil pessoas tenham demência em Portugal. Prevê-se que nos próximos 30 anos este número duplique, portanto, 400 mil pessoas vão ter a doença. Isto deve-se pelo facto de Portugal ser um país envelhecido. No entanto, não vamos ter apenas mais pessoas afetadas por estas doenças, vamos ter também mais doentes a chegarem a fases avançadas da doença e, por conseguinte, a necessitarem de mais cuidados”, clarificou.

O Prémio CNS tem um valor de dois mil euros e são ainda atribuídas duas menções honrosas no valor de 500 euros. As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de novembro.

“Este prémio é uma boa oportunidade e, sobretudo, mais um alerta para a necessidade de, como comunidade, nos preparamos melhor para prevenir e tratar estas doenças. Desta forma, pretendemos dar apoio a uma ideia ‘brilhante’ que nos pareça que tem capacidade de florescer e contribuir positivamente para ajudar os envolvidos nesta causa que é de todos”, concluiu o neurologista.

O regulamento pode ser consultado aqui.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights