“Proteger é deixar a vida acontecer” é o mote da iniciativa da Pfizer Portugal sobre a meningite

5 de Outubro 2023

“Proteger é deixar a vida acontecer” é o mote da iniciativa levada a cabo pela Pfizer Portugal que pretende sensibilizar e promover a literacia em saúde para doenças graves, como é o caso da meningite meningocócica.

A meningite é uma doença causada pela inflamação das meninges, uma das membranas que envolvem e protegem o cérebro e a espinal medula. Pode ser provocada por diferentes microrganismos, como vírus, fungos ou bactérias. Uma das bactérias que mais frequentemente causa meningite é a Neisseria meningitidis, vulgarmente conhecida como meningococo. A doença meningocócica pode ter uma progressão rápida, consequências graves e potencialmente fatais.

Em países industrializados, a incidência da doença meningocócica é maior na infância, com um pico secundário na adolescência. Os sintomas iniciais da doença meningocócica podem assemelhar-se aos de outras doenças, dificultando o seu diagnóstico. Os sintomas mais comuns da meningite meningocócica são rigidez da nuca (rigidez do pescoço), febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dor de cabeça e vómitos.

Esta iniciativa procura, acima de tudo, consciencializar a população portuguesa acerca da existência de doenças graves que podem ser prevenidas e facilitar o acesso à informação, bem como motivar as pessoas a tomar decisões mais conscientes.

“Acreditamos que iniciativas de literacia em saúde como esta são o caminho para atingirmos, como sociedade, uma melhor qualidade de vida. Na Pfizer, lutamos para que nenhuma criança tenha o seu futuro comprometido por uma ameaça para a qual se pode proteger, sendo essa uma das nossas principais missões, como parte integrante deste setor”, afirma Susana Castro Marques, diretora médica da Pfizer Portugal.

Este projeto de literacia em saúde vai ser apresentado maioritariamente em formato digital, através de filmes desenvolvidos pela Pfizer Portugal, onde imagens intercaladas representam o presente e o futuro de crianças e jovens. Desta forma, a Pfizer pretende realçar que o futuro e os sonhos de uma criança ou jovem não devem, em momento algum, ficar comprometidos.

A evolução da Ciência e da Medicina deve ser considerada e utilizada a favor de todos e a desinformação não pode ser obstáculo. “Proteja a sua vida e a de quem mais ama” é o principal conselho da Pfizer.

Pode encontrar mais informação em www.conhecerameningite.com e assistir aos vídeos desta iniciativa nas redes sociais da Pfizer Portugal: Facebook, Linkedin e Youtube.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights