Eugénio Moita Gonçalves é o vencedor da bolsa que apoia jovens investigadores na área da Dor

23 de Outubro 2023

“Efetividade da Reabilitação Digital (SIMPLI.REHAB) na Mão com Artrite: Um Ensaio Clínico Randomizado”, da autoria de Eugénio Moita Gonçalves, é o projeto de investigação básica vencedor da Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2023, atribuída pela Fundação Grünenthal.

Um trabalho que incide sobre a importância da reabilitação nas doenças osteoarticulares inflamatórias, que dizem respeito a um conjunto de doenças que causam dor e inflamação em diversos tecidos osteoarticulares, e que, com frequência, têm impacto na mão, pondo mesmo em causa a realização de atividades do dia-a-dia e impactando a qualidade de vida dos doentes. 

Eugénio Moita Gonçalves, médico no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia-Espinho e investigador no Centro Académico Clínico – Egas Moniz Health Alliance, onde está atualmente a trabalhar no projeto vencedor desta bolsa, explica que estas doenças, como a artrite reumatóide ou a artrite psoriática, caso progridam, poderão condicionar deformidades ósseas na mão, resultando numa das principais causas de incapacidade funcional em Portugal. O seu estudo aborda, por isso, programas de reabilitação ocupacional, que poderão ser essenciais no controlo das deformidades ósseas, na melhoria das limitações funcionais já existentes e na prevenção de agravamentos futuros. 

A bolsa para jovens investigadores em dor, no valor de dez mil euros, é uma iniciativa da Fundação Grünenthal que visa promover a investigação em Portugal através de um incentivo aos jovens na realização de trabalhos de investigação relacionados com a temática da dor. 

A entrega da Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2023 realizou-se no dia 20 de outubro, no âmbito do VIII Congresso ‘Integrar para cuidar’, da APED, na Faculdade de Medicina do Porto. 

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mais de 2.500 farmácias aderiram à campanha de vacinação

Mais 25 farmácias aderiram este ano à campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe, que abrange até agora 2.519 unidades, disse hoje à Lusa a presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), apelando à vacinação da população.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights