“É uma obra extremamente importante para a freguesia de Alcains e para um conjunto de outras freguesias cuja população tem ali consultas e o seu médico de família. É um centro de saúde novo, projetado de acordo com aquilo que são as tipologias do Serviço Nacional de Saúde e que dará resposta a um conjunto alargado de cidadãos”, afirmou à agência Lusa Leopoldo Rodrigues.
A construção deste novo equipamento na segunda maior freguesia do concelho de Castelo Branco foi assumida pelo atual presidente do município durante a campanha eleitoral para as autárquicas, em 2021.
“Trata-se de um compromisso que tínhamos assumido. Já abrimos o procedimento de concurso para a realização das obras. Agora têm de decorrer os prazos legais e depois a adjudicação do projeto”, frisou o autarca.
Leopoldo Rodrigues salientou que o atual Centro de Saúde de Alcains tem poucas condições, quer ao nível de espaço para os profissionais de saúde, quer para a própria população.
“É um equipamento com dois pisos, o que torna bastante difícil a acessibilidade. O novo centro terá apenas um piso. Cumpre ainda outro objetivo que é o de requalificar um espaço nobre na vila de Alcains”, sintetizou.
O novo equipamento vai ser construído no antigo ciclo preparatório da vila.
O autarca salientou ainda que a verba, no valor de 1,7 milhões de euros, será suportada, de forma repartida, pelo município de Castelo Branco e por fundos do Plano de Recuperação e resiliência (PRR).
LUSA/HN
0 Comments