PSD pede a Pizarro para pôr fim aos constrangimentos no hospital de Évora

24 de Novembro 2023

O PSD exigiu ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que tome “medidas de investimento e gestão” para acabar com os “graves constrangimentos” no funcionamento do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), anunciou hoje o partido.

A exigência consta de uma carta, divulgada pela Comissão Política Distrital de Évora do PSD, assinada pelo presidente desta estrutura social-democrata, Francisco Figueira, e dirigida ao titular da pasta da saúde.

“Vimos solicitar-lhe que, de forma imediata, intervenha direta e pessoalmente no funcionamento do HESE, tomando as medidas de investimento e gestão que se impõem para pôr fim aos graves constrangimentos que se verificam”, pode ler-se na missiva.

Considerando que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está num “estado absolutamente calamitoso”, por culpa do Governo PS, os sociais-democratas alertam que a situação “tem causado danos, em muitos casos irreparáveis, ao povo português”.

“O HESE acaba de anunciar o encerramento do Serviço de Urgência Pediátrica nesta sexta-feira [hoje], a partir das 21:00, sendo que os graves constrangimentos são publicamente assumidos desde 21 de novembro e vão prolongar-se, pelo menos, até dia 26”, notam.

O PSD de Évora lembra que o Serviço de Urgência Polivalente do mesmo hospital “anunciou graves constrangimentos de funcionamento”, no dia 19 deste mês, que afetavam os serviços de medicina interna e cirurgia geral.

“Não se sabe quando será retomado o seu normal funcionamento”, lamenta a estrutura ‘laranja’.

Na carta, os sociais-democratas aludem a outras questões relacionadas com o HESE, como a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) que lhe está adstrita, alegando que terá falhado o socorro às vítimas de um acidente ocorrido no dia 18.

“As viaturas do INEM na região do Alentejo, em resultado da política de cativações dos governos socialistas, têm em média 18 anos e milhares de quilómetros percorridos, encontrando-se em estado de obsolescência absoluta”, acrescentam.

A Distrital de Évora do PSD lamenta que o Ministério da Saúde e os sindicatos dos médicos tenham voltado a falhar um acordo e que não haja “perspetiva de normalização da situação laboral desses profissionais”.

“A situação de bloqueio e inoperacionalidade do SNS no país tornou-se insustentável e no Alentejo assume ainda mais gravidade, porque a dimensão geográfica do território e a falta de oferta alternativa conduz as nossas gentes à total ausência de assistência e de socorro”, acrescentou.

O Serviço de Urgência Pediátrica do HESE, informou na quinta-feira o hospital, vai estar encerrado entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de sábado e ter a equipa reduzida, durante alguns períodos, até domingo.

A unidade hospitalar alentejana apelou aos utentes para contactarem a Linha Saúde 24 antes de se dirigirem ao serviço para que sejam encaminhados em função da gravidade do seu quadro clínico.

HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This