Hospital de Braga recebe mais de 9 milhões para aquisição de equipamentos médicos

14 de Dezembro 2023

O Hospital de Braga obteve um financiamento de mais de 9 milhões de euros para a aquisição de equipamentos médicos pesados, oficializado pela Direção Executiva do SNS, no passado dia 5 de dezembro, numa cerimónia realizada no IPO do Porto.

Durante a sessão “Modernização Tecnológica dos Hospitais do SNS”, foi anunciado o investimento total de 117 milhões de euros, uma verba inscrita no PRR, para modernizar 29 unidades hospitalares. O Hospital de Braga vai receber um 2 angiógrafos, 2 ressonâncias magnéticas, 1 TAC e 1 robô cirúrgico, no valor superior aos 9 milhões de euros.

“A aquisição destes equipamentos vão contribuir para a modernização tecnológica do Hospital de Braga, para o reforço da capacidade de resposta às necessidades dos nossos utentes, e terá um impacto positivo na qualidade e eficácia dos cuidados que prestamos”, refere João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga.

O pacote de investimento anunciado prevê alcançar a média internacional, no que toca ao número médio de robôs cirúrgicos por milhão de habitantes. Pretende-se, também, reforçar a capacidade do SNS para responder às mudanças demográficas e epidemiológicas do país e à inovação terapêutica e tecnológica. A DE do SNS anunciou a aquisição de seis robôs cirúrgicos, que aumentam para 13 o número de equipamentos com estas características no Serviço Nacional de Saúde.

Além da verba inscrita no PRR, o orçamento definido para a ULS de Braga, a executar em 2024, prevê a renovação de equipamentos médico-cirúrgico, administrativo, hoteleiro e informático, que contempla os cuidados de saúde primários, num investimento que ronda os 8 milhões de euros.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões na saúde mental

O coordenador nacional das políticas de saúde mental realçou hoje a redução de internamentos e readmissões conseguida pelas equipas comunitárias, garantindo que, até março, as 40 previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estarão todas no terreno.

MAIS LIDAS

Share This