Portugal recebe 690 milhões de euros para armazenamento de materiais críticos médicos

20 de Dezembro 2023

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira a disponibilização de 690 milhões de euros para sete países, entre os quais Portugal, melhorarem as condições de armazenamento de materiais médicos, químicos e biológicos.

Em comunicado, a Comissão anunciou que disponibilizou este valor para Portugal, França, Finlândia, Roménia, Lituânia, Polónia e República Checa, para a reposição dos stocks de materiais médicos, biológicos, químicos, radionucleares, no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

O objetivo de Bruxelas é, identificando necessidade, suprir as que houver para precaver situações de crise em que há uma grande procura de determinadas terapêuticas ou medicamentos ou até escassez, como aconteceu no último inverno.

Deste modo, aumenta de 16 para 21 o número de países da UE (de um total de 27) com reservas estratégicas espalhadas pelos Estados-membros.

As reservas incluem antibióticos, vacinas, antídotos, equipamentos médicos e equipamentos de proteção individual.

A previsão do executivo de Ursula von der Leyen é poder assegurar eventuais situações de escassez no futuro e uma resposta mais rápida e coordenada a crises, por exemplo, sanitárias, como aconteceu a partir de 2020 com a pandemia de covid-19.

O comunicado não refere que tipo de materiais vão ser adquiridos para armazenamento em cada um destes Estados-membros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights