Hospital de Santarém atinge limite de internamentos em cuidados intensivos

30 de Dezembro 2023

Hospital Distrital de Santarém (HDS) atingiu o limite da capacidade de internamento em cuidados intensivos, “com 60% dos casos a dever-se a infeções respiratórias”, e foi ativado o nível 3 do plano de contingência, indicou a unidade.

O Hospital Distrital de Santarém atingiu esta sexta-feira, dia 29 de dezembro, 100% da capacidade instalada de internamento em cuidados intensivos, com 60% dos casos a dever-se a infeções respiratórias”, lê-se numa nota do HDS.

Entre segunda e quinta-feira, o Serviço de Urgência do hospital atendeu uma média de 400 pacientes por dia (um aumento de 49 em média por dia em relação ao mesmo período do ano passado), chegando a 481 episódios de urgência na terça-feira.

Dos 1.601 pacientes que passaram pela Urgência nos quatro dias, incluindo 505 na Urgência Pediátrica, 147 tiveram que ficar internados.

De acordo com o hospital, tal como na Unidade de Cuidados Intensivos, a maior parte dos casos atendidos na Urgência dizem respeito infeções respiratórias.

“Face ao elevado número de doentes na Urgência a necessitarem de internamento, o HDS decidiu ativar o nível 3 do plano de contingência, reforçando o número de camas de internamento”, adianta ainda o hospital.

Na nota, o HDS alerta ainda à população para que evite ir às urgências com sintomas leves de doença, pois isso prejudica o atendimento dos casos realmente urgentes e que “requerem cuidados imediatos e inadiáveis”.

“O HDS reforça ainda a importância de a população seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde para as temperaturas frias e perante sintomas gripais, assim como de utilizar a Linha de Saúde (808 24 24 24) antes de se deslocar aos serviços de urgência”, lê-se na nota.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights