ANTEM: “Não podemos aceitar a notória falta de igualdade de cuidados”

11 de Janeiro 2024

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica defende que a formação e as competências atribuídas aos técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM devem ser "rapidamente estendidas aos demais provedores", bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa.

“Não podemos aceitar a notória falta de igualdade de cuidados, no que tange aos cuidados médicos de emergência”, afirma a ANTEM. Por exemplo, estes profissionais não aceitam que “uma criança numa escola com uma crise de asma tenha um tipo de atendimento se a resposta for por parte de uma ambulância do INEM” e, na escola ao lado, ao mesmo tempo, outra criança tenha “outro tipo de atendimento completamente diferente caso seja enviada uma ambulância dos Bombeiros ou da CVP para responder”.

Para a ANTEM, “não deverá continuar a verificar-se a atual disparidade de formação”. “Os Serviços Médicos de Emergência, desde logo pela sua essência, têm que ser igualitários para todos os Cidadãos Portugueses”, acrescenta.

A ANTEM insiste na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASPE apresenta queixa à PGR contra Ministra da Saúde

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) apresentou ontem, 8 de maio, uma queixa junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Ana Paula Martins. Em causa está o incumprimento dos deveres de imparcialidade e da boa-fé negocial, entre outros, o que tem implicações na liberdade sindical e na negociação coletiva.

APCL promove o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens sobre Linfoma Cutâneo de Células T

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) apresenta o CertamenT, o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens dedicado ao Linfoma Cutâneo de Células T. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Asociación Española de Afectados por Linfoma, Mieloma y Leucemia (AEAL) e com a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV), contando com o apoio da farmacêutica Kyowa Kirin.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights