Hospital de Ovar passa a ter Psiquiatria e Pedopsiquiatria para 33 utentes por semana

19 de Janeiro 2024

O Hospital Francisco Zagalo, em Ovar, passou a ter consulta de Psiquiatria e Pedopsiquiatria, revelou hoje fonte da recém-instituída Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro, que nestas valências espera atender 33 utentes por semana.

A mudança chega dias depois de entrar em funcionamento o novo modelo de organização das unidades de saúde do país, mediante o qual estruturas de cuidados primários e serviços hospitalares de determinado território passaram a ficar reunidas sob a mesma gestão.

“O início desta consulta de especialidade no Hospital de Ovar surge no âmbito da criação da ULS da Região de Aveiro”, confirmou a própria estrutura, “e tem como objetivo, entre outros, a aproximação à comunidade e a melhor integração dos cuidados de saúde prestados”.

Entre os cerca de 55.000 utentes de Ovar, aqueles que já estavam a ser acompanhados em Psiquiatria e Pedopsiquiatria tinham até aqui as respetivas consultas nas unidades de Aveiro e Estarreja, mas “agora não precisarão de se deslocar para tão longe”.

A nova consulta de Psiquiatria em Ovar funciona às quartas e sextas-feiras, no primeiro caso entre as 08:30 e as 17:30, e no segundo só até às 13:30. Já a consulta dessa especialidade vocacionada especificamente para crianças e jovens estará disponível apenas à sexta-feira, entre as 08:30 e as 17:30.

“A agenda semanal comporta quatro primeiras consultas e 29 consultas subsequentes”, adiantou fonte da administração do hospital.

A ULS da Região de Aveiro entrou em funcionamento em 01 de janeiro de 2024 e, além do Francisco Zagalo, integra também os hospitais de Aveiro (Infante D. Pedro), Águeda (Conde de Sucena) e Estarreja (Visconde de Salreu), juntamente com as unidades de cuidados de saúde primários do anterior Agrupamento de Centro de Saúde do Baixo Vouga, entretanto extinto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights