Hospital de Estarreja duplica consulta de Nefrologia para atender a norte

2 de Março 2024

A consulta de Nefrologia do Hospital de Estarreja aumentou o tempo de atendimento, duplicando a atividade para dar resposta à área norte da Unidade Local de Saúde de Aveiro (ULS RA), divulgou aquela entidade.

A consulta de proximidade de Nefrologia do Hospital de Estarreja passa a ter dois períodos semanais, “o que possibilita a realização de novas quatro primeiras consultas”.

“Este aumento, na prática, significa uma duplicação de atividade realizada até então, naquela unidade hospitalar”, refere a ULS RA, em comunicado.

A estratégia tem como base “a melhoria da resposta aos pedidos provenientes da área norte da ULS RA, (por exemplo, Estarreja, Murtosa e Ovar), facilitando a deslocação para uma unidade mais próxima”.

“Com maior disponibilidade de atendimento no Hospital de Estarreja, os médicos da área dos cuidados de saúde primários e dos hospitais de Águeda, Estarreja e de Ovar podem referenciar os doentes para a consulta de Nefrologia, com uma resposta célere”, salienta a ULS RA.

Em janeiro foi criada no Hospital de Águeda a consulta de Nefrologia, “para garantir uma maior proximidade da prestação de cuidados especializados” aos utentes dos concelhos de Águeda, Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga.

No comunicado, é realçada a importância para os doentes renais crónicos de um acompanhamento clínico próximo e integrado, facilitado pelo modelo de gestão das Unidades Locais de Saúde.

A ULS RA integra o antigo Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja), e o Hospital Francisco Zagalo, de Ovar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights