Ministro da Saúde visita amanhã APDP para homologação de protocolo

18 de Março 2024

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebe esta terça-feira, às 11 horas, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. A visita surge a propósito da recente assinatura do protocolo de cooperação, renovável, com a duração de quatro anos, que garante o reconhecimento da APDP como unidade integrada no SNS.

“Aquilo que defendemos é um modelo de cuidados intermédios integrados, entre os cuidados de urgência e complexos dos hospitais e os cuidados primários de maior proximidade. E este modelo pode servir para todas as doenças crónicas”, afirma José Manuel Boavida, presidente da APDP.

A APDP é a associação de diabetes mais antiga do mundo e, quase cem anos depois, continua a prestar apoio a pessoas com diabetes, através de um serviço integrado, com equipas multidisciplinares e foco na educação para uma maior autonomia das pessoas com diabetes e sua inclusão social. Possui ainda um laboratório próprio, onde são realizados vários ensaios clínicos.

“A APDP é uma associação ímpar a nível mundial. E hoje, mais do que nunca, faz sentido criar um modelo fora dos hospitais e dos cuidados agudos, mas que permita prestar um apoio com maior proximidade, enquanto ajuda a retirar dos hospitais milhões de pessoas que podem passar a ser acompanhadas em estruturas intermédias muito mais próximas dos cuidados primários”, congratula-se o médico, rematando: “A grande arma no tratamento na diabetes é o acompanhamento. Mais do que tratar, importa ensinar as pessoas a tratarem-se a si próprias, mantendo o acesso multidisciplinar no acompanhamento e nas intercorrências.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights