Ministro da Saúde visita amanhã APDP para homologação de protocolo

18 de Março 2024

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebe esta terça-feira, às 11 horas, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. A visita surge a propósito da recente assinatura do protocolo de cooperação, renovável, com a duração de quatro anos, que garante o reconhecimento da APDP como unidade integrada no SNS.

“Aquilo que defendemos é um modelo de cuidados intermédios integrados, entre os cuidados de urgência e complexos dos hospitais e os cuidados primários de maior proximidade. E este modelo pode servir para todas as doenças crónicas”, afirma José Manuel Boavida, presidente da APDP.

A APDP é a associação de diabetes mais antiga do mundo e, quase cem anos depois, continua a prestar apoio a pessoas com diabetes, através de um serviço integrado, com equipas multidisciplinares e foco na educação para uma maior autonomia das pessoas com diabetes e sua inclusão social. Possui ainda um laboratório próprio, onde são realizados vários ensaios clínicos.

“A APDP é uma associação ímpar a nível mundial. E hoje, mais do que nunca, faz sentido criar um modelo fora dos hospitais e dos cuidados agudos, mas que permita prestar um apoio com maior proximidade, enquanto ajuda a retirar dos hospitais milhões de pessoas que podem passar a ser acompanhadas em estruturas intermédias muito mais próximas dos cuidados primários”, congratula-se o médico, rematando: “A grande arma no tratamento na diabetes é o acompanhamento. Mais do que tratar, importa ensinar as pessoas a tratarem-se a si próprias, mantendo o acesso multidisciplinar no acompanhamento e nas intercorrências.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights