Profissionais da Unidade Local de Saúde de Coimbra definem valores da instituição

10 de Abril 2024

Os profissionais da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra foram chamados a participar na definição dos seus valores, tendo selecionado como o mais relevante o dos cuidados centrados na pessoa, revelou hoje a instituição.

“O valor mais votado pelos trabalhadores foi o dos cuidados centrados na pessoa: colocar a pessoa e as suas necessidades individuais no centro do processo de cuidados de saúde, como o valor mais relevante, que angariou 71,6% dos votos”, informou.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a ULS de Coimbra explicou que criou um processo participativo de desenvolvimento do seu plano estratégico, tendo perguntado aos seus trabalhadores quais os valores mais relevantes para si e para a organização.

O inquérito eletrónico decorreu entre os dias 26 de março e 03 de abril, com quase 8% dos trabalhadores a responder ao desafio, num total de 798 respostas individuais.

Os valores mais votados vão ser integrados no planeamento estratégico da ULS de Coimbra e “guiar as estratégias e ações a desenvolver nos próximos cinco a dez anos”.

A seguir ao valor dos cuidados centrados na pessoa, surgiu o da dignidade humana: tratar todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, religião ou orientação sexual, com respeito, igualdade e liberdade, uma opção escolhida por 67,2% dos trabalhadores.

Satisfação profissional: realização profissional dos trabalhadores foi a opção de 61% dos respondentes; enquanto a acessibilidade: todos são igualmente capazes de obter cuidados em termos geográficos, disponibilidade de recursos e financiamento, redução das listas de espera obteve 59,6% dos votos.

Em quinto e sexto lugares foram selecionados os valores da empatia: cuidar com escuta e amor; acompanhar e confortar aqueles que necessitam de cuidados de saúde, com 47,1% dos votos; e a excelência: servir com total paixão e criatividade, superar as expectativas dos outros e de nós mesmos, com 44,9%.

Para o presidente do conselho de administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, a definição dos valores da instituição vai muito além de uma simples formalidade administrativa.

“Os valores definidos pelos trabalhadores refletem uma compreensão profunda e pessoal do propósito e dos objetivos da organização. Criam um sentido de propriedade e compromisso que é crucial para o sucesso da nossa ULS”, sustentou.

Em seu entender, os valores, quando genuinamente incorporados por todos, “tornam-se a bússola que guia as organizações, assegurando que as práticas diárias estão alinhadas com a ética que define a essência da instituição”.

“Mas, não queremos ouvir só os nossos trabalhadores, mas também os utentes e todos os nossos parceiros-chave, como as 21 autarquias que compõem a ULS ou a Universidade de Coimbra, por exemplo. Na nossa organização os processos de decisão são participados: é assim que queremos trabalhar, em conjunto e com abertura a toda a comunidade”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This