Constituído grupo de trabalho para projeto-piloto de rastreio de cancro do pulmão na Terceira e São Miguel

19 de Abril 2024

O Governo dos Açores constituiu um grupo de trabalho para definir a implementação de um projeto-piloto de rastreio de cancro do pulmão nas ilhas Terceira e São Miguel, segundo um despacho publicado hoje em Jornal Oficial.

De acordo com o despacho da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, o grupo de trabalho vai “definir os pressupostos técnicos da implementação de um projeto-piloto de rastreio de cancro do pulmão nas ilhas Terceira e São Miguel”, que permita testar “a melhor solução adaptada” à realidade açoriana.

O grupo de trabalho, que funciona sem custos associados, é coordenado pelo presidente do Centro de Oncologia dos Açores e integra o Diretor Regional de Saúde e Vítor Rodrigues, na qualidade de perito.

Além disso, conta com elementos das Unidades de Saúde de Ilha e Hospitais da Região.

Poderão também ser chamados a colaborar outras personalidades a título individual ou de outros serviços e organismos do Serviço Regional de Saúde, bem como outras entidades cujo contributo seja considerado relevante para os trabalhos.

O grupo tem natureza temporária e apresentará à secretária Regional, Mónica Seidi, os resultados dos trabalhos desenvolvidos e a respetiva proposta para desenvolver a solução preconizada.

Citada numa nota divulgada pelo executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), a secretária da Saúde e Segurança Social recorda que “o cancro do pulmão é dos cancros mais incidentes na região e uma das três primeiras causas de morte”.

“Esta é também uma das metas do Plano Regional de Saúde 2030, no âmbito da Estratégia Regional de Combate às Doenças Oncológicas, pelo que importa preparar esta implementação através de um projeto-piloto que permita testar a melhor solução adaptada à nossa realidade”, sublinha ainda a governante.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights