“Insuficiência Cardíaca: do diagnóstico ao tratamento” é o tema do próximo Webinar da AADIC

25 de Abril 2024

Evento realiza-se no próximo dia 02 de maio, às 21h00, com transmissão através do Facebook e Youtube

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca – AADIC realiza no próximo dia 02 de maio, a partir das 21h, mais uma sessão online, desta vez sob o tema “Insuficiência Cardíaca: do diagnóstico ao tratamento”, com o objetivo de esclarecer sobre os sintomas, os sinais de alerta, quando procurar o médico, como gerir a doença, quais os tratamentos, entre outras informações importantes.

Este webinar vai contar com as intervenções do Dr. João Agostinho, Cardiologista Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital Pulido Valente (ULS Santa Maria), do Dr. Jonathan dos Santos, Médico de Família MGF Instituto CUF Porto e da Enfª. Fátima Salazar, Enfermeira Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital Pulido Valente (ULS Santa Maria). A Dra. Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC, será responsável pela moderação. Este evento, que tem transmissão exclusiva na página de Facebook e canal de Youtube da AADIC, conta com o apoio da Bial.

Os resultados do Estudo Porthos revelaram que mais de 700 mil portugueses com idade superior a 50 anos vivem com Insuficiência Cardíaca, sendo que 90 % não sabe que tem a síndrome. São dados preocupantes que levam a AADIC a reforçar ainda mais a sua missão de divulgar esta doença e os seus sintomas, sendo esse o ponto de partida para este webinar.

A iniciar a sessão, o Dr. João Agostinho irá explicar o que é a Insuficiência Cardíaca, quais os sinais de alerta e quando procurar o médico.

Após esta explicação, será a vez do Dr. Jonathan dos Santos falar sobre o diagnóstico nos cuidados primários e porque é tão importante o início precoce do tratamento.

Feito o diagnóstico e definido o tratamento, é fundamental o doente saber gerir a doença. Será neste ponto que irá centrar-se a intervenção da Enfª. Fátima Salazar sobre como gerir esta doença crónica, salientando a importância do apoio domiciliário.

No final da sessão, os oradores irão responder a todas as questões e dúvidas colocadas durante esta sessão pelos doentes, cuidadores, e o público em geral, que estiveram a assistir.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed suspende a venda de 33 medicamentos genéricos em Portugal

Em comunicado enviado ao HealthNews.pt, o Infarmed anunciou a suspensão de 33 medicamentos genéricos no mercado português, após a identificação de não conformidades regulamentares significativas numa inspeção de Boas Práticas Clínicas (BPC) à empresa Synapse Labs Pvt. Ltd, na Índia.

Especialistas discutem morte súbita e doenças raras

Numa mesa-redonda envolvendo dois destacados especialistas, João de Sousa e Luís Brito Avô, a discussão sobre Morte Súbita (MS) e Doenças Raras (DRs) foi marcada por uma análise profunda e relevante para a prática clínica.

Debate sobre doenças hepáticas no 30.º CNMI

No decorrer do 30.º CNMI, Cristiana Batouxas assumiu um papel central na sessão “Caso Clínico com o Perito – Doenças Hepáticas”, proporcionando uma abordagem interativa e informativa sobre temas cruciais relacionados à hipertensão portal clinicamente significativa e à doença hepática crónica avançada (DHC).

O papel integrador do internista no tratamento do AVC

Numa sessão marcada pela reflexão sobre o papel do médico internista no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), Helena Vilaça, palestrante destacada, enfatizou a importância de uma abordagem integradora e proativa no cuidado a esta condição neurológica.

A importância da vacina de dose elevada para populações vulneráveis

Durante o 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI), Bruno Almeida apresentou a palestra intitulada “Proteção para além da gripe: solução para as populações mais vulneráveis”. A sessão teve como principal objetivo discutir a eficácia e segurança da vacina de dose elevada para a influenza e a sua importância para populações vulneráveis, comparando-a com a vacina de dose standard.

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses: Ministério “aparentemente está disponível para resolver problemas”

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que reuniu esta tarde com a ministra e secretárias de Estado, partilhou com o HealthNews que as matérias propostas pelo Governo “eram curtas para os vários problemas” identificados, mas o Ministério da Saúde, “aparentemente, está disponível para resolver problemas”. “De acordo com o Ministério da Saúde, o protocolo negocial também não tem um fim declarado”, informou Guadalupe Simões, dirigente nacional do SEP.

Morte medicamente assistida em foco no 30.º CNMI

No 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna, António Carneiro apresentou a sessão “Morte Provocada a Pedido do Próprio: Como Proceder com a Lei Intitulada ‘morte medicamente assistida’”, moderada por Rui Carneiro. A sessão centrou-se na Lei 22/2023 da Assembleia da República, que regula as condições em que a morte medicamente assistida não é punível.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights