Recorde-se que o “3MT-UAlg” foi criado com o objetivo de estimular competências de comunicação de ciência dos doutorandos e futuros cientistas e, simultaneamente, promover a cultura científica e a interdisciplinaridade, permitindo ao público não especialista o acesso à investigação mais recente produzida na UAlg, de acordo com o comunicado de imprensa.
Criado originalmente pela Universidade de Queensland, na Austrália, este concurso académico, ao qual a UAlg agora se junta, destina-se a todos os estudantes inscritos num ciclo de estudos de doutoramento e concretiza-se através de uma apresentação oral com duração máxima de três minutos com recurso a um único diapositivo, sobre a importância e o impacto da investigação do candidato.
O 3MT-UAlg dividiu-se em duas fases distintas, sendo a primeira a de seleção, na qual os candidatos submeteram um vídeo da sua comunicação com a duração máxima de três minutos e um documento pdf de um único diapositivo. Nesta segunda fase, que decorre no dia 11 de maio, os finalistas (consultar listagem aqui) apresentarão a sua comunicação oralmente perante o júri e o público.
As candidaturas apresentadas abrangeram as seguintes áreas: Ciências Sociais; Artes e Humanidades; Ciências Médicas e da Saúde; Engenharias e Tecnologias; e Ciências Naturais.
Nesta primeira edição, o júri é composto pelos docentes da UAlg Bruno Silva (Escola Superior de Educação e Comunicação), Jorge Semião (Instituto Superior de Engenharia), Leonor Cancela (Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas), Nuno Bicho (Reitoria), Margarida Castro (Faculdade de Ciências e Tecnologia), Marisol Correia (Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo), e pela jornalista do Observador, Vera Novais.
O vencedor deste ano do 3MT-UAlg irá receber um prémio pecuniário no valor de 4 mil euros e o candidato que conquistar o segundo lugar receberá 2 mil euros.
Mais informação sobre o 3MT-UAlg aqui.
PR/HN
0 Comments