87% dos portugueses importa-se com a sustentabilidade na alimentação

28 de Maio 2024

As escolhas alimentares dos consumidores têm um papel extremamente relevante no bem-estar físico e mental. Contudo, essas opções têm também impacto no meio ambiente e, nesse sentido, a adoção de […]

As escolhas alimentares dos consumidores têm um papel extremamente relevante no bem-estar físico e mental. Contudo, essas opções têm também impacto no meio ambiente e, nesse sentido, a adoção de práticas alimentares sustentáveis podem trazer alguns resultados positivos que contribuem para a redução da pegada de carbono, a preservação da biodiversidade, o uso eficiente de recursos naturais, um menor impacto nas águas e no solo e ajuda na promoção da agricultura regenerativa.

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que se celebra a 5 de junho, o Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação, apresenta um estudo que aborda a relação dos consumidores com a alimentação sustentável.

A pesquisa realizada indica que 87% dos consumidores considera relevante a sustentabilidade ambiental quando compram produtos alimentares. Além disso, a preocupação com o meio ambiente reflete-se também na disposição dos consumidores em investir em artigos ecológicos, sendo que, 76% dos inquiridos afirma estar disposto a pagar mais por produtos que promovam práticas sustentáveis.

Neste estudo, a redução do desperdício alimentar foi uma das prioridades destacadas, tendo em consideração que 97% dos entrevistados acredita que essa é uma questão essencial. A par disso, 85% dos consumidores revela estar interessado em comprar produtos alimentares feitos a partir de ingredientes que normalmente seriam desperdiçados.

Para José Borralho, CEO do Product of the Year Portugal, “estes dados revelam uma mudança clara nos hábitos de consumo dos portugueses e a crescente procura por produtos mais sustentáveis. É muito gratificante perceber que as pessoas estão dispostas a fazer escolhas que salvaguardem o futuro do nosso planeta e é importante que as marcas e empresas apoiem e incentivem estas escolhas trazendo para o mercado produtos que se alinhem e satisfaçam estas necessidades.”

No que diz respeito a produtos mais específicos, como, por exemplo, o café, que faz parte dos hábitos de consumo de muitos portugueses, 84% dos inquiridos expressa ter interesse em opções inovadoras, como cápsulas biodegradáveis, blends (harmonia entre vários ingredientes) personalizados e produtos de origens sustentáveis.

Por fim, outro produto mencionado no estudo é a água engarrafada e, quando questionados sobre as características inovadoras que gostariam de ver nesse artigo, 45% escolhe embalagens biodegradáveis ou sustentáveis como a sua preferência principal. A par disso, referem ainda opções com pH equilibrado (32%), água enriquecida com vitaminas ou minerais específicos (30%) e adição de eletrólitos para uma hidratação avançada (25%).

Sobre o Produto do Ano:

O Produto do Ano, certificado em Portugal com o ISO9001 em gestão de qualidade, é o maior e único prémio mundial que premeia os produtos e serviços que se destacam pela inovação e com avaliação direta dos consumidores.

Os Produtos do Ano são vistos e reconhecidos pelos consumidores portugueses*, uma visibilidade que reflete a sua força após 20 anos de presença no mercado português e em mais de 45 países em todo o mundo.

*Fonte: Netsonda. 12 828 Entrevistas online. Amostra representativa da população portuguesa, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. A recolha de informação decorreu entre os dias 4 e 28 de dezembro de 2023.

NR/HN

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