As duas instituições contam com especialistas líderes em glicociência que poderão fornecer ecossistemas de inovação que suportam a investigação translacional com ferramentas e recursos de última geração. O Projeto GLYCOTwinning, coordenado pelas investigadoras da UCIBIO-NOVA FCT, Paula Videira, Angelina Palma e Filipa Marcelo, é uma rede de capacitação financiada pelo Horizonte Europa que visa promover a excelência científica, a inovação e infraestruturas de investigação em glicociência. No âmbito do projecto GLYCOTwinning, iniciariam-se colaborações com os investigadores canadianos, o que levou à assinatura do memorando de entendimento com a GlycoNet, uma rede canadiana de investigação em glicómica. A GlycoNet vai desenvolver o projeto ‘GlycoNet Integrated Services (GIS)’, fornecendo o acesso a tecnologias e infraestrutura de ponta para investigadores e clientes em todo o mundo.
“Estamos orgulhosos com a assinatura deste acordo com a GlycoNet, que permitirá unir a nossa experiência para acelerarmos, em conjunto, a inovação neste campo científico das glicociências”, afirma Paula Videira, professora da NOVA FCT e uma das coordenadoras do GLYCOTwinning. “A glicociência, enquanto campo em rápido crescimento, tem um vasto potencial tecnológico, e a colaboração na investigação é essencial para ajudar a resolver problemas complexos de forma mais eficaz e que se traduzam em soluções eficazes para melhorar a saúde humana.”
Este acordo representa o estabelecimento de laços mais estreitos entre a GlycoNet e a NOVA FCT através da identificação de oportunidades de colaboração, promoção de networking, formação cruzada e partilha de melhores práticas e recursos que apoiem o compromisso conjunto no desenvolvimento da glicómica e da glicociência.
“Ao estudar os papéis críticos que os glicanos desempenham em muitos processos biológicos, os glicocientistas estão a desenvolver novas ferramentas e estratégias para melhorar a saúde humana, animal e ambiental”, explica Elizabeth Nanak, CEO da GlycoNet. “Esta parceria com a NOVA FCT vai promover a inovação em glicómica através de colaboração internacional, networking e oportunidades de formação para estudantes e investigadores no Canadá e em Portugal.”
PR/HN
0 Comments