Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia promove reunião de Verão em Évora

13 de Junho 2024

Nos próximos dias 28 e 29 de junho, a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) realizará a sua Reunião de Verão no Hotel Vila Galé, em Évora. O evento é uma oportunidade para dermatologistas e profissionais da área compartilharem conhecimentos, debaterem os últimos avanços na especialidade e fortalecerem laços profissionais

Paulo Filipe, presidente da SPDV, destaca, em comunicado enviado às redações que a preparação do evento envolveu uma “gama ampla de temas”. “Estarão presentes as habituais comunicações e casos clínicos de livre submissão que são o espelho do árduo e profícuo trabalho dos dermatologistas portugueses ao serviço da medicina e dos doentes. São igualmente o espelho dos internatos de excelência que se praticam no Serviço Nacional de Saúde português”, afirma.

No primeiro dia, o destaque vai para um simpósio científico de atualização sobre infeções sexualmente transmissíveis e uma mesa-redonda dedicada à inteligência artificial (IA) na dermatologia, onde serão discutidos os prós e contras dessa tecnologia. “Esta mesa surge na sequência do início de um novo projeto-piloto que terá lugar no Serviço Nacional de Saúde”, explica o Professor Doutor Paulo Filipe.

Ainda no primeiro dia, será realizada uma sessão sobre a história da dermatologia, preparada pelo grupo de história da SPDV em colaboração com a antropóloga Cristiana Bastos, autora do livro “Clínica, arte e sociedade – a sífilis no Hospital do Desterro e na Saúde Pública”.

Considerando o valor arquitetónico de Évora, a reunião incluirá a sessão “Mens Sana in Locus Sano”, com a arquiteta paisagista Paula Maria Simões, professora na Universidade de Évora. A sessão pretende refletir sobre como um ambiente saudável e bem projetado pode contribuir para uma mente saudável.

O segundo dia será reservado para uma homenagem ao médico dermatologista Manuel Virgílio Murta, falecido no final do ano passado. Também serão realizados simpósios satélites organizados por parceiros da indústria farmacêutica, a apresentação dos três posters selecionados e o anúncio de bolsas e prémios promovidos pela SPDV.

O evento é de acesso exclusivo a profissionais de saúde.

Para mais informações, consulte: https://www.spdv.pt/_reuniao_do_verao

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

Exercício em Pequenas Doses Tem Impacto Surpreendente

Novas investigações da NTNU mostram que apenas alguns minutos diários de exercício intenso são suficientes para melhorar a saúde cardiovascular e muscular, contrariando recomendações tradicionais e facilitando a adesão dos mais inativos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights