Lara Cunha: Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica; Research Fellow na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Os enfermeiros (também) são cientistas

12/20/2024

Os enfermeiros não são apenas prestadores de cuidados nos cenários clínicos. Conquanto historicamente esse papel esteja inculcado, os enfermeiros também se posicionam na investigação científica e na inovação das ciências da saúde.

Testemunha-se uma mudança paradigmática na perceção da enfermagem como uma disciplina científica autónoma e robusta. Os cientistas de enfermagem investigam ativamente a natureza das patologias, soluções inovadoras de prestação de cuidados de saúde e a abordagem das tecnologias e da inteligência artificial que visam melhorar a vida dos doentes (através da enfermagem de precisão) e impactar o futuro dos cuidados de saúde. Com o conhecimento científico e expertise prática, os enfermeiros podem teorizar, formular hipóteses, projetar e conduzir estudos científicos significativos com impacto tangível na prática clínica. Norteada pela prática baseada em evidências, a investigação em enfermagem tem contribuído para a diminuição a taxa de infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS), à diminuição dos períodos de internamento e readmissões hospitalares, à gestão da doença crónica e ao ajuste do plano de cuidados centrado na pessoa e família, ao envelhecimento ativo, à transição dos cuidados de saúde comunitários e hospitalares e à integralidade deste processo, entre outros.

Os investigadores de enfermagem geralmente são imbuídos nas organizações ou instituições, que desenvolvem estudos sobre fenómenos integrados nas prioridades organizacionais. Contribuem para o avanço do conhecimento em áreas específicas de interesse, maioritariamente em colaboração com equipas multidisciplinares. Os cientistas de enfermagem tendem a ter responsabilidades mais amplas e um maior nível de autonomia na formulação, conceção e gestão de projetos de investigação. Frequentemente assumem funções de investigadores principais, de liderança de equipas de investigação multicêntricos e multidisciplinares. Ademais, acumulam funções de docência nas instituições académicas, com responsabilidade de formação das gerações futuras de enfermeiros e profissionais de saúde.

A presença de cientistas de enfermagem nos hospitais não só promove descobertas científicas inovadoras, como também inspira uma cultura de excelência entre pares que permeia toda a instituição. Embora nem todos os hospitais possuam os mesmos recursos, é imperativo que as administrações reconheçam o valor estratégico de investimento em investigadores em ciências da saúde, nomeadamente cientistas enfermeiros. Investir em cientistas de enfermagem não é apenas uma escolha estratégica de melhoria contínua, mas um imperativo ético que garanta cuidados de saúde de qualidade e seguros e baseados na melhor evidência científica.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights