A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e o Grupo de Estudo da Reabilitação Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) vão celebrar o Dia Mundial do Coração, a 29 de setembro, com uma caminhada em várias cidades de Portugal, anunciou a APIC em comunicado.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e no mundo. Após um enfarte, a adoção de comportamentos adequados e cuidados pós-enfarte são cruciais para a recuperação e prevenção de futuros problemas cardíacos.
Citada na nota à imprensa, Rita Calé Theotónio, presidente da APIC, explica: “com esta iniciativa pretendemos reforçar a consciencialização para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, com ênfase no Enfarte Agudo do Miocárdio. A primeira edição foi muito participada, e nesta segunda edição vamos voltar a falar da atuação correta da população em caso de sintomas sugestivos de Enfarte Agudo do Miocárdio, bem como da importância da Reabilitação Cardíaca pós-Enfarte Agudo do Miocárdio”.
No mesmo comunicado, Luísa Bento, coordenadora do GEFERC da SPC, destaca que “o nosso objetivo a médio e longo prazo é promover e perpetuar a prática de exercício físico para a vida, integrando-o no quotidiano dos doentes cardíacos. A Reabilitação Cardíaca é um programa focado na prevenção cardiovascular, que inclui exercício físico supervisionado e monitorizado, além de uma vertente educacional que visa modificar todos os fatores de risco, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do doente cardíaco”.
A caminhada nacional “Rehab for life – Passo a passo por um coração saudável” é uma iniciativa conjunta da APIC e do GEFERC da SPC, que teve início em 2023. Participarão todos os hospitais públicos que integram a via verde coronária e têm programas de reabilitação cardíaca ativos. Embora os participantes principais sejam doentes pós-Enfarte Agudo do Miocárdio, a iniciativa está aberta a todos os doentes cardíacos que integram programas de reabilitação.
NR/PR/HN
0 Comments