Novas evidências sobre a utilização da Vitamina D em debate

10/07/2020
A vitamina D é o foco do webinar “Vitamina D. Qual a relevância na saúde pública” organizado pela Jaba Recordati já no dia 10 de outubro, pelas 10:30

A vitamina D é o foco do webinar “Vitamina D. Qual a relevância na saúde pública” organizado pela Jaba Recordati já no dia 10 de outubro, pelas 10:30. Em discussão estará o uso clinico da substância e as novas evidências apresentadas ao longo dos últimos anos, bem como o trabalho divulgado por membros do painel onde se conclui que mais de dois terços dos adultos em Portugal apresentam um défice de vitamina D.

Produzida pelo próprio corpo através da exposição da pele aos raios solares, a vitamina D é de vital e comprovada importância em inúmeras funções do organismo e na prevenção do raquitismo, osteomalacia e da osteoporose. É especialmente importante para a faixa etária acima dos 65 anos que “devido aos seus efeitos pleiotrópicos parece exercer ações benéficas em vários órgãos e tecidos”, segundo o Patologista Clínico e Coordenador do Laboratório de Química Clínica do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) João Mário Figueira.

Ainda de acordo com o Dr. João Mário Figueira, ela é “fundamental para o metabolismo fosfo-cálcico e consequentemente para a saúde do osso. Por outro lado, e apesar de alguma controvérsia, várias evidências associam a insuficiência/deficiência da Vitamina D ao risco do desenvolvimento de outras doenças não ósseas”.

Uma ideia reforçada pelo Prof. José António Pereira da Silva, docente de Reumatologia na Universidade de Coimbra, que alerta para a menor probabilidade, carente de provas, de “que a vitamina D tenha importância numa enorme variedade de outros sistemas do organismo que podem ir desde a diabetes à doença coronária, até doenças cerebrais como a demência, Parkinson e até alguma importância no desenvolvimento intelectual das crianças”.

O debate surge agora, depois de uma pandemia que impos à população um confinamento obrigatório “durante parte da primavera e do verão, que se traduziu em níveis mais baixos de vitamina D na população em geral”, e que “terá agravado a carência de vitamina D em Portugal”, segundo o Prof. Pereira da Silva.

“É sempre importante que os profissionais de saúde, e em alguma medida, o público em geral estejam a par dos avanços que se vão observando quer em termos de descobertas públicas, quer em termos de consolidação dos argumentos que suportam uma ou outra iniciativa terapêutica”, refere o Prof. Pereira da Silva.

No programa, destaque para a apresentação dos resultados do estudo epidemiológico em Portugal, que apresenta indícios da eficácia da vitamina D no combate a vários coronavírus, e para a Importância de um Diagnóstico Laboratorial “para que tenhamos resultados fiáveis, uma condição crucial para diagnosticar bem a insuficiência ou deficiência e, em seguida, prevenir, suplementar e tratar melhor os pacientes”, refere o Dr. João Mário Figueira.

As inscrições para o webinar ainda estão abertas: inscreva-se AQUI

João Marques/PS

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rogério Carapuça defende gestão autónoma e transformação digital na saúde

No 10º Congresso Internacional dos Hospitais, Rogério Carapuça, Presidente da Associação Portuguesa das Comunicações, defendeu uma maior autonomia para os gestores hospitalares e a necessidade de uma transformação digital eficaz para melhorar os processos e a eficiência do sistema de saúde português

MAIS LIDAS

Share This