ULS de Coimbra reduz tempo de espera nas urgências

9 de Julho 2024

Uma semana após a suspensão da admissão de doentes no Serviço de Urgência do Hospital Geral dos Covões entre as 20h e as 8h, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra já observa "resultados positivos" dessa medida.

Entre 1 e 7 de julho, foram constatadas várias melhorias nos serviços de urgência.

Os dados mostram que os utentes do Serviço de Urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) agora esperam, em média, cerca de 70 minutos entre a triagem e a primeira observação médica, uma redução significativa em comparação com os 186 minutos observados no Hospital Geral no mesmo período do ano passado. Além disso, a percentagem de doentes atendidos em tempo adequado aumentou de 35% para 57%, e a taxa de abandono do serviço de urgência caiu de 12,57% para 4,05%.

Alexandre Lourenço, Presidente da ULS de Coimbra, destacou a importância desta melhoria, afirmando que os dados refletem uma melhoria na qualidade assistencial e justificam a medida implementada a 1 de julho. Ele enfatizou o compromisso da ULS em prestar cuidados de saúde integrados, de alta qualidade e centrados nas pessoas, ressaltando a dedicação dos profissionais de saúde num contexto complexo.

No período de 1 a 7 de julho, a ULS de Coimbra registrou um total de 4994 episódios de urgência, com uma média diária de 713 episódios. O Serviço de Urgência de Adultos, incluindo os HUC e o Hospital Geral, respondeu por 3399 desses episódios, enquanto o Serviço de Urgência Pediátrica e o Serviço de Urgência Obstétrica registraram 1144 e 461 episódios, respetivamente.

Além disso, no âmbito do Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde — Módulo Verão 2024, a ULS de Coimbra lançará, a partir de 13 de julho, o Programa de Atendimento Verão Seguro (AVS) nas Praias de Mira e da Tocha. Este programa fornecerá cuidados de enfermagem, avaliação de sinais vitais, pequenos tratamentos e referências para consultas, com o objetivo de promover um verão seguro.

Em resposta ao aumento de atendimentos hospitalares devido à COVID-19, a ULS de Coimbra também recomenda o uso de máscara cirúrgica em contextos de cuidados de saúde, tanto para profissionais quanto para utentes, especialmente em locais de alta concentração de pessoas ou pouco ventilados.

A ULS de Coimbra acredita que essas iniciativas contribuirão significativamente para a melhoria dos cuidados de saúde prestados à população, adaptando-se aos desafios e valorizando o Hospital Geral como parte essencial de uma resposta moderna e qualificada à população de Coimbra.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela ligação entre diabetes e envelhecimento cerebral precoce

Um novo estudo do Karolinska Institutet, publicado na revista Diabetes Care, revela que a diabetes tipo 2 e a pré-diabetes estão associadas a um envelhecimento cerebral acelerado. No entanto, a boa notícia é que este processo pode ser contrariado através de um estilo de vida saudável

Porque é que a pandemia de COVID terminou tão abruptamente?

Uma nova análise sugere que uma queda dramática nas mortes por COVID-19 entre 2022 e 2023 pode ser atribuída a uma transição de fase abrupta na estrutura molecular da proteína spike (também conhecida como proteína S. É uma estrutura que se projeta da superfície de alguns vírus, incluindo o SARS-CoV-2, o vírus responsável pela COVID-19.

Mpox: RD Congo inicia vacinação contra vírus com 265 mil doses

As autoridades congolesas iniciaram hoje a vacinação contra o vírus monkeypox (mpox), quase dois meses depois de o surto da doença que teve início no Congo ter sido declarado emergência global pela Organização Mundial de Saúde.

ASAE aplica 30 coimas em talhos e suspende atividade de um

Um talho viu a atividade suspensa e a outros 30 foram instaurados processos de contraordenação pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no âmbito de uma operação de fiscalização a 163 estabelecimentos.

MAIS LIDAS

Share This