Prémio MSD/Maria José Nogueira Pinto atribuído a ateliê que alivia efeitos da doença mental

10 de Julho 2024

O ateliê “Açúcar e Canela”, que pretende mitigar os efeitos negativos da doença mental e da deficiência intelectual associados ao internamento prolongado, venceu a 12.ª edição do Prémio MSD/Maria José Nogueira Pinto, anunciou terça-feira a organização.

Em comunicado, a MSD Portugal explicou que o projeto foi desenvolvido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e “contribui para a melhoria do bem-estar e da saúde de 24 pessoas adultas com doença mental e/ou deficiência intelectual internadas na Casa de Saúde da Idanha”, em Sintra, em Lisboa.

O “Açúcar e Canela” é um projeto social e terapêutico de pastelaria e ‘catering’ que surgiu do “interesse demonstrado pela área da culinária”, assentando “na mitigação dos efeitos negativos e evolutivos da doença, associados ao internamento prolongado, destacando-se o declínio da funcionalidade para várias atividades básicas e instrumentais da vida diária”.

O ateliê começou com a participação de quatro utentes, uma monitora e uma terapeuta ocupacional e, atualmente, conta com 24 utentes.

“Confeção de produtos alimentares de pastelaria baseada no princípio da alimentação saudável e sustentável, venda semanal em feiras sazonais internas, serviço de catering para atividades e eventos internos e “menus reunião” são algumas das atividades desenvolvidas”, lê-se no comunicado.

Também foram distinguidos, com Menções Honrosas, os projetos “Escola de Talentos”, da Ponto de Apoio à Vida – Associação de Solidariedade Social, de Lisboa, e “TREVO – Tratar, Revitalizar, Empoderar & Viver Origens”, do Centro Social do Vale do Homem, em Braga.

Criado em 2012, o Prémio MSD/Maria José Nogueira Pinto, no valor total de 20 mil euros, distingue o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou coletivas, que se destaquem no contexto da responsabilidade social.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights