Equipa DiabPT conquista segundo lugar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes

20 de Dezembro 2024

A equipa de futsal portuguesa DiabPT, composta por jogadores de várias regiões do país que vivem com diabetes, alcançou um notável segundo lugar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas […]

A equipa de futsal portuguesa DiabPT, composta por jogadores de várias regiões do país que vivem com diabetes, alcançou um notável segundo lugar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro). Apesar da derrota na final frente à Croácia após prolongamento, com um resultado de 4-2, a prestação da equipa portuguesa foi exemplar.

A campanha vitoriosa da DiabPT nas semifinais, onde derrotaram a Polónia com um impressionante 9-1, colocou-os em destaque no torneio. A final, disputada no dia 20 de julho, mostrou a determinação e a qualidade dos jogadores portugueses. Rui Sim Sim abriu o marcador para Portugal, mas a Croácia respondeu, levando o jogo a prolongamento. Foi então que a Croácia se distanciou, marcando três golos decisivos. Portugal ainda reduziu a desvantagem para 4-2, mas não foi suficiente para inverter o resultado final.

O jogador Tomé Soares, da DiabPT, brilhou no torneio, sendo eleito o melhor jogador e o melhor marcador. Do lado croata, Kobašević foi distinguido como o melhor guarda-redes. Os prémios foram entregues pelo internacional português Gonçalo Sobral, atualmente jogador do Benfica.

João Nabais, manager e guarda-redes da equipa, enfatizou o impacto positivo da participação e organização do DiaEuro 2024 em Portugal: “A nossa participação destacou-se tanto pela qualidade apresentada nos jogos como pela mensagem vital de que a diabetes, quando bem controlada, não é uma barreira. Estamos a crescer como equipa e acreditamos que seremos campeões nas próximas edições.”

Nabais também salientou a importância do apoio institucional, mencionando a falta de colaboração por parte da Federação Portuguesa de Futebol, algo que a equipa espera mudar futuramente.

O projeto DiabPT United, iniciado em 2012 pelo Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA) com o apoio da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), visa fomentar a partilha de experiências, desfazer mitos associados à diabetes e inspirar práticas desportivas entre pessoas com esta condição.

Realizado anualmente desde a sua criação, o DiaEuro 2024 teve a sua primeira edição em Portugal, entre os dias 17 e 20 de julho, em Vila Franca de Xira. A organização do evento em solo nacional representou um marco e uma oportunidade única para promover a integração e incentivar a prática desportiva entre os diabéticos portugueses.

A expectativa é que projetos como o DiabPT United continuem a crescer e a demonstrar que a diabetes não é um obstáculo intransponível para alcançar objetivos desportivos e pessoais.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Qualidade do ar melhor mas poluição ainda é maior perigo

A qualidade do ar na Europa melhorou consideravelmente nas últimas décadas, mas a poluição atmosférica continua a ser o maior perigo para a saúde ambiental na Europa e no mundo, alerta a Agência Europeia do Ambiente (AEA).

Os enfermeiros (também) são cientistas

Lara Cunha: Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica; Research Fellow na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

O impacto da inflamação na DII

Enquanto na Doença de Crohn o intestino grosso tem uma inflamação que pode envolver todas as camadas da parede do intestino, na Colite Ulcerosa apenas a camada superficial do intestino grosso está inflamada.

MAIS LIDAS

Share This