Happiness Camp 2024 prevê reunir 15 mil participantes de 50 nacionalidades

08/05/2024
15.000 participantes de 50 nacionalidades diferentes são esperados na edição de 2024 do Happiness Camp, que este ano traz a Portugal, pela primeira, vez vice-presidentes de grandes empresas como a […]

15.000 participantes de 50 nacionalidades diferentes são esperados na edição de 2024 do Happiness Camp, que este ano traz a Portugal, pela primeira, vez vice-presidentes de grandes empresas como a Netflix, LinkedIn, Google, Indeed, Spotify e Coca-Cola, oferecendo uma perspetiva única e internacional sobre a sustentabilidade humana numa perspetiva holística, abordando temas como cultura organizacional, liderança, inovação, comunicação, bem-estar, diversidade, equidade e inclusão, entre muitos outros. Outra das novidades para a edição 2024 são os “Happiness Labs”, sessões mais técnicas e intimistas que proporcionarão ferramentas práticas para aplicação imediata nas realidades profissionais dos participantes. Estas sessões serão uma oportunidade para explorar case studies sobre diferentes áreas relacionadas com sustentabilidade humana, desde linguagem corporativa inclusiva, marketing de recrutamento, benefícios do colaborador, ambiente mais saudáveis e seguros, entre outros. Em entrevista ao nosso jornal, António Pedro Pinto Presidente da Associação Happiness Camp e co-fundador e CEO do Happiness Camp revela mais pormenores sobre esta iniciativa inovadora, que pretende alterar o paradigma vigente no mundo corporativo, onde o bem-estar dos colaboradores muitas vezes é negligenciado

 Healthnews (HN) – Qual o objetivo principal do Happiness Camp e o que a edição de 2024 reserva de diferente das edições anteriores?António Pedro Pinto (APP) – O Happiness Camp nasce da necessidade urgente de alterar o paradigma vigente no mundo corporativo, onde o bem-estar dos colaboradores muitas vezes é negligenciado. O nosso principal objetivo é combater os elevados índices de depressão e burnout, questões que a Organização Mundial de Saúde prevê como futuras segundas principais causas de incapacidade. Em Portugal, a situação é igualmente alarmante, com 4 em cada 10 jovens apresentando sintomas de depressão. Nesse contexto, o Happiness Camp tem como missão catalisar uma transformação global, fazendo da sustentabilidade humana o alicerce de todas as organizações. Promovemos a troca de estratégias inovadoras e insights sobre a promoção da resiliência mental e emocional e estamos dedicados a equipar empresas em todo o mundo com o conhecimento e as ferramentas necessárias para avançar e apostar nas suas políticas de sustentabilidade humana, fomentando ambientes onde os colaboradores prosperam.

Para a edição de 2024, estamos a preparar uma série de novidades que tornarão o evento ainda mais especial. Esperamos receber 15.000 participantes de 50 nacionalidades diferentes, criando um ambiente verdadeiramente global e inclusivo. Um dos destaques será a agenda de dois palcos principais, o Happy Stage e o Joyful Stage, onde oradores de excelência partilharão as suas experiências e conhecimentos. Pela primeira vez em Portugal, teremos vice-presidentes de grandes empresas como Netflix, LinkedIn, Google, Indeed, Spotify e Coca-Cola, oferecendo uma perspetiva única e internacional sobre a sustentabilidade humana numa perspetiva holística, abordando temas como cultura organizacional, liderança, inovação, comunicação, bem-estar, diversidade, equidade e inclusão, entre muitos outros.

Além disso, a agenda conta também com os “Happiness Labs”, sessões mais técnicas e intimistas que proporcionarão ferramentas práticas para aplicação imediata nas realidades profissionais dos participantes. Estas sessões serão uma oportunidade para explorar case studies práticas sobre diferentes áreas relacionadas com sustentabilidade humana, desde linguagem corporativa inclusiva, marketing de recrutamento, benefícios do colaborador, ambiente mais saudáveis e seguros, etc.

Apostamos ainda no “Playful Pitstop” e no “The Business Club”, áreas dedicadas ao desenvolvimento de soft skills. Aqui, os participantes poderão aprimorar competências como comunicação eficaz, trabalho em equipa e construção de relações interpessoais, tudo isso num ambiente lúdico e descontraído. Estas atividades são projetadas para fomentar a criatividade e a colaboração, essenciais para o sucesso no ambiente de trabalho moderno.

Mais do que uma conferência, o Happiness Camp 2024 é uma experiência imersiva. Incorporaremos conceitos inovadores, como um evento de encerramento em formato de sunset, liderado por artistas de renome e o “Dopamine Hub”, um circuito de instalações artísticas destinado a estimular a produção de dopaminas, a reconhecida hormona da felicidade. Esta combinação única de arte, atividades e formação visa proporcionar aos participantes uma experiência sensorial completa.

Por fim, contamos com a participação de mais de 500 empresas nacionais e multinacionais, que se envolverão no evento, considerando-o um dia oficial de formação. Oferecemos um certificado oficial de 8 horas de formação, acreditado pela Happiness Business School, reforçando o compromisso das empresas com a formação contínua e o bem-estar dos seus colaboradores. O Happiness Camp 2024 promete ser uma plataforma transformadora, capacitando indivíduos e organizações a criar ambientes de trabalho mais felizes e saudáveis.

HN – Por que foi escolhido o Porto e especificamente a Alfândega do Porto como o local para sediar o evento?
APP – A escolha do Porto como cidade anfitriã do Happiness Camp não foi por acaso. Queríamos criar um evento que se afastasse dos encontros corporativos enfadonhos, onde os profissionais pudessem relaxar, aprender e se conectar de maneira genuína. O Porto, conhecido como a cidade mais feliz da Europa para trabalhar e viver (de acordo com o City Life Index 2018 pela Time Out), encaixa-se perfeitamente nesse propósito. Esta deslumbrante joia no Norte de Portugal é famosa pela sua cultura vibrante, cidadãos amigáveis e gastronomia deliciosa.  Vimos a nossa decisão ainda mais reforçada pelo contínuo reconhecimento global da qualidade de vida no Porto, nomeadamente ao consultar a classificação global da Time Out das melhores cidades para visitar no mundo em 2024, onde o Porto figura no top 10.

Especificamente, a Alfândega do Porto foi escolhida como o local para sediar o evento devido ao seu ambiente único e histórico. Situada à beira do rio Douro, esta antiga alfândega é agora um centro de congressos moderno, oferecendo um espaço versátil que combina história e contemporaneidade. A localização privilegiada no coração da cidade facilita o acesso e proporciona uma experiência inesquecível aos participantes, permitindo-lhes explorar a cidade e seus encantos.

Além disso, um dos objetivos da associação Happiness Camp, entidade promotora do evento, é contribuir para a criação de um território mais feliz para viver e trabalhar, estabelecendo a região do Norte de Portugal como a capital europeia da felicidade. O Porto, com o seu ambiente descontraído e charme inegável, é o cenário ideal para dar vida a essa visão. Com 98% dos habitantes locais a considerarem a cidade como linda, o Porto oferece o ambiente perfeito para um evento que procura não apenas discutir a felicidade no fórum pessoal e no seio corporativo, mas também vivenciá-la.

HN – Como se encontra estruturado o evento e o que podem os participantes esperar das sessões do Happy Stage e do Joyful Stage?APP – Nesta nova edição do Happiness Camp, a estrutura do evento foi cuidadosamente desenhada para oferecer uma experiência rica e diversificada aos participantes. Os dois palcos principais, o Happy Stage e o Joyful Stage, serão os pilares centrais, ditando a dinâmica do evento com uma programação diversificada de palestras e temas abordados.

No Happy Stage, os participantes terão a oportunidade de ouvir palestras de figuras influentes. Lori George, ex-Diretora Mundial de Diversidade, Equidade e Inclusão na Coca-Cola, que discutirá estratégias de liderança orientadas para o propósito. Kerri Warner, Diretora Mundial de Comunicação Interna na Spotify, abordará estratégias para criar proximidade numa era de trabalho híbrido e em empresas com centenas de colaboradores. Jen Fisher, Diretora de Sustentabilidade Humana da Deloitte e primeira Chief Wellbeing Officer do mundo, falará sobre técnicas para criar equipas mais resilientes. Tom Freeman, Diretor de Cultura Organizacional da Headspace, explorará políticas de saúde mental e seu impacto na cultura organizacional.

Já no Joyful Stage, o foco estará em temas mais críticos e contemporâneos. Sonya Barlow, CEO da LMF Network e apresentadora da BBC, falará sobre a neurodiversidade e as expectativas da geração Z no mercado de trabalho. Zaheer Ahmad, Membro do Conselho de Diversidade, Equidade e Inclusão da Toyota Motors e membro independente na Premier League, abordará o papel da diversidade na transformação organizacional. Stefanie Sword-Williams, CEO da Fuck Being Humble, discutirá o papel da autopromoção no bem-estar e produtividade.

Além dos palcos principais, o evento contará com uma área de masterclasses, os Happiness Labs, onde entidades formadoras como a Nova Business School e a Universidade IE de Madrid oferecerão formação prática e técnica. Estas sessões proporcionarão ferramentas importantes e aplicáveis para o dia a dia profissional dos participantes.

O Happiness Camp também inclui o Playful Pitstop e o The Business Club, áreas dedicadas a atividades de team building e momentos experienciais. Aqui, os participantes poderão participar em sessões de mindfulness, yoga do riso e outras atividades que visam desenvolver competências de comunicação, capacidades de liderança e explorar o conceito de felicidade de uma forma prática e envolvente.

Em resumo, o Happiness Camp é mais do que uma série de palestras – é uma experiência imersiva que combina aprendizagem e formação, desenvolvimento pessoal e profissional, com momentos de descontração e conexão. Os participantes podem esperar sair do evento não apenas inspirados, mas também equipados com novas habilidades e perspetivas para aplicar na sua vida pessoal e profissional.

HN – Quantas pessoas e empresas são esperadas na 3ª edição do evento e qual a importância desse número para a iniciativa?
APP – O ano passado o Happiness Camp conseguiu ultrapassar o marco dos seis mil participantes, de mais de 20 nacionalidades. Nesta 3ª edição, esperamos superar este valor em grande escala. Esperamos atingir os 15 mil participantes de 50 nacionalidades, com grande destaque para os estrangeiros de mercados como EUA, Alemanha e Brasil, que têm demonstrado um crescente interesse no Happiness Camp e na cidade do Porto.

HN – Pode falar-nos mais sobre os ‘Happiness Labs’ e como eles diferem das palestras tradicionais?
APP – Os Happiness Labs são sessões práticas, em formato de masterclasse, desenhadas para oferecer uma experiência de aprendizagem mais intimista e interativa. Com uma capacidade limitada a 150 participantes por sessão, estas masterclasses permitem uma abordagem mais personalizada e envolvente, dividindo os participantes em grupos para a análise de estudos de caso. Isso possibilita a exploração de ferramentas práticas e a aquisição de habilidades hands-on, facilitando a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos.

Este formato foi concebido para suprir uma lacuna comum em conferências tradicionais: enquanto as palestras inspiram os participantes com discursos de excelência, muitas vezes falta a componente prática que permita a aplicação dos conceitos no curto e médio prazo. Os Happiness Labs vêm, portanto, complementar os tópicos de inspiração abordados nos palcos principais, oferecendo uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento em áreas específicas.

As masterclasses são conduzidas por entidades de renome na formação contínua de colaboradores, como o IE de Madrid, a Nova Business School e a Lisbon Digital School. Este ano, serão abordados temas como diversidade, equidade e inclusão, com uma masterclasse sobre linguagem corporativa inclusiva, e comunicação, com foco em marketing de recrutamento. Além disso, temas como a humanização da marca e a psicologia positiva também serão explorados, oferecendo aos participantes técnicas e ferramentas para melhorar a experiência dos colaboradores, aprimorar culturas organizacionais e trabalhar a saúde mental.

Cada sessão dos Happiness Labs requer inscrição prévia, garantindo que os participantes estejam plenamente comprometidos e prontos para uma experiência de aprendizagem profunda e prática.

HN – Por que a sustentabilidade humana é um tema tão relevante no contexto corporativo atual?
APP – A sustentabilidade humana é fundamental no ambiente corporativo porque o bem-estar dos colaboradores é essencial para a produtividade e o sucesso das empresas. Este conceito abrange diferentes áreas e deve ser trabalhado em diversos segmentos, como recursos humanos, liderança, cultura organizacional e comunicação. Somente com políticas alinhadas nessas áreas é possível criar espaços de trabalho seguros, saudáveis e atrativos, capazes de atrair e reter talentos.

Empresas que investem em programas de saúde e bem-estar tendem a ter colaboradores mais satisfeitos, o que resulta em menor absentismo e maior retenção de talento. Quando os colaboradores se sentem valorizados, alinhados com a cultura organizacional e integrados, de forma clara e transparente, com o propósito e missão da empresa, demonstram maior lealdade e dedicação, contribuindo significativamente para os objetivos da organização. Assim, a sustentabilidade humana não apenas garante o bem-estar no local de trabalho, mas também é um componente crucial para alcançar bons resultados corporativos. Promove um ambiente onde os colaboradores podem prosperar, o que, por sua vez, impulsiona o desempenho e a inovação dentro das organizações.

HN – De que forma o Happiness Camp procura responder aos altos índices de burnout e depressão registados em Portugal?
APP – O Happiness Camp é um evento que pretende fazer a diferença, ajudando as pessoas a encontrarem a felicidade de diversas formas, especialmente no contexto do trabalho. O objetivo é que cada participante seja capaz de desenvolver a sua felicidade pessoal de maneira mais consequente e consciente, integrando essa procura no âmbito profissional.

Este projeto de dimensão internacional é 100% gratuito, o que assegura que qualquer profissional, independentemente do seu background socioeconómico, possa participar e adquirir conhecimentos e ferramentas para promover uma mudança pessoal e profissional. Abordamos temas fundamentais que impactam tanto a vida pessoal quanto a profissional, como bem-estar e saúde mental, cultura organizacional, liderança, experiência do colaborador, literacia financeira, entre outros.

Ao dotar os participantes com competências e técnicas alinhadas com a sustentabilidade humana nas diversas áreas mencionadas anteriormente, o evento incentiva a felicidade corporativa, garantindo que tanto empresas quanto indivíduos conheçam as melhores práticas para criar e trabalhar em ambientes felizes. Reunimos líderes e especialistas que podem inspirar transformações profundas, melhorando não só a vida dos indivíduos, mas também fortalecendo o tecido social e empresarial do nosso país.

Dessa forma, o Happiness Camp cumpre um papel crucial na luta contra os elevados índices de burnout e depressão registados em Portugal, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.

HN – São conhecidas iniciativas eficazes adotadas por empresas após participarem das edições anteriores do evento?
APP – Sim. Só em 2023, por exemplo, 75% dos participantes relataram ter implementado novas estratégias de bem-estar nas suas empresas, levando a um aumento mensurável da satisfação e bem-estar dos funcionários. Importa ainda referir a aposta do Happiness Camp numa formação contínua aos participantes, nomeadamente através da oferta de formação em “Happiness Manager” a diferentes participantes no evento e disponibilização a todos da Learning Academy, em formato online, com acesso às diferentes palestras realizadas na edição de 2023, a qual contou com centenas de visualizações.

HN – Qual o papel da diversidade e da inclusão no desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais feliz e saudável?
APP – A diversidade e a inclusão desempenham um papel crucial no desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais feliz e saudável, pois ao reconhecer e valorizar cada indivíduo, independentemente da sua origem, cor, religião, género ou orientação sexual, afirmamos a humanidade comum que todos partilhamos. Esta valorização enriquece o ambiente de trabalho com uma variedade de experiências, perspetivas e conhecimentos, fomentando a inovação e a criatividade, uma vez que equipas diversas abordam problemas de maneiras únicas e eficazes. Além disso, ao desafiar e expandir as crenças e preconceitos através da interação com diferentes culturas e perspetivas, crescemos como indivíduos, tornando-nos mais empáticos e abertos.

A saúde mental e o bem-estar dos colaboradores são também potenciadas quando as pessoas se sentem aceites e valorizadas dentro da sua comunidade de trabalho, evitando os efeitos prejudiciais da exclusão e discriminação.

Em última análise, ao abraçar a diversidade e promover a inclusão, as empresas constroem um ambiente de trabalho mais coeso, harmonioso e, consequentemente, mais feliz, onde todos se sentem motivados e envolvidos, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

HN – Que palestrantes e temas destacaria na edição deste ano?
APP – Este ano, novamente, a curadoria do Happiness Camp foi cuidadosamente pensada, trazendo uma seleção de oradores que se destacam por serem veteranos, inspiradores e inovadores na área da sustentabilidade humana. Essas características são fundamentais para proporcionar uma experiência enriquecedora aos participantes, e alguns dos destaques incluem: Lori George:eEx-Diretora Mundial de Diversidade, Equidade e Inclusão na Coca-Cola durante mais de 20 anos, Lori foi uma das primeiras profissionais no mundo a implementar políticas de gender pay gap no ambiente corporativo. Ela trará uma perspetiva única sobre estratégias de liderança orientadas para o propósito, compartilhando as suas experiências e insights sobre como criar ambientes de trabalho mais equitativos e inclusivos; Tom Freeman e Kali Fields Williams: representantes da Headspace, uma plataforma inovadora que está a revolucionar o mundo corporativo em relação à saúde mental dos colaboradores. Juntos, eles irão conduzir uma palestra prática sobre o impacto da saúde mental na performance e cultura organizacional, oferecendo ferramentas e técnicas que os participantes podem aplicar para melhorar o seu bem-estar mental no fórum pessoal e profissional; Nahal Yousefian: Vice-presidente de Recursos Humanos da Netflix, Nahal tem uma história de vida verdadeiramente inspiradora. Integrando a primeira geração de refugiados do Irã nos EUA, ela superou inúmeras adversidades, incluindo a falta de oportunidades académicas, para alcançar uma posição de destaque no mundo corporativo. Na sua palestra abordará o mundo da inovação e o seu impacto na cultura organizacional, sendo ela mesma um exemplo vivo de resiliência e inovação; Danny Stacy: como Head of Intelligence da Indeed, Danny compartilhará os resultados de um estudo abrangente com mais de 15 milhões de utilizadores. Ele discutirá o futuro do trabalho, da sustentabilidade humana, o impacto da inteligência artificial na cultura organizacional e como a geração boomer está melhor preparada para a evolução e integração da IA do que a geração Z; e, Stefanie Sword-Williams: conhecida pelo seu trabalho sobre a importância da autopromoção, Stefanie abordará como essa prática pode não apenas ser benéfica a nível pessoal, mas também impactar positivamente a cultura de uma empresa. A sua abordagem pragmática e direta promete inspirar os participantes a reconhecer e valorizar as suas conquistas de maneira saudável e produtiva.

Com este elenco de oradores e temas, entre muitos outros, o Happiness Camp promete uma edição rica em conhecimento, inspiração e ferramentas práticas para enfrentar os desafios contemporâneos no mundo corporativo.

HN – Que outras iniciativas, além do evento anual, a Associação Happiness Camp organiza para promover o bem-estar e a saúde mental?APP – A Associação Happiness Camp visa a promoção de um território mais feliz para viver e trabalhar, com especial foco em Portugal, de forma a combater os elevados índices de depressão e burnout identificados pela Organização Mundial da Saúde. Além do seu evento anual, que é o Happiness Camp, a Associação nasceu para ir além, em especial, mantendo uma atividade constante. Para isso, apostamos na realização de palestras, atividades lúdicas, como aulas de yoga, sessões de meditação e workshops sobre nutrição, com o nosso cunho, sempre com o propósito de incrementar o bem-estar pessoal e influenciar positivamente o ambiente de trabalho.

No entanto, não queremos ser apenas uma plataforma que dá voz aos profissionais: queremos também impulsionar a investigação na área da sustentabilidade humana.

Nesse sentido, já estabelecemos parcerias com universidades e centros de investigação para desenvolver estudos em áreas inovadoras. Trabalhamos, por exemplo, com a IE para investigar o impacto da inteligência artificial nas relações interpessoais e com o IPAM para explorar a humanização da marca e a psicologia positiva no storytelling. Essas iniciativas refletem o nosso compromisso em não só promover discussões relevantes, mas também em gerar conhecimento que contribua para um futuro mais equilibrado, no qual a sustentabilidade humana é o alicerce de todas as organizações.

Entrevista Miguel Múrias Mauritti

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