Médicos alertam para importância do diagnóstico e tratamento precoce da Colangite Biliar Primária

30 de Agosto 2024

No Dia Internacional da Consciencialização para a Colangite Biliar Primária, assinalado a 8 de setembro, a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai promover uma campanha de sensibilização para esta doença crónica e silenciosa, que afeta principalmente mulheres entre os 40 e os 60 anos.

Sob o lema “Eu suporto a Colangite Biliar Primária”, a iniciativa decorre nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico e tratamento atempado desta doença, que, se não for tratada precocemente, pode evoluir para doença hepática terminal.

Arsénio Santos, presidente da APEF, esclarece que “a Colangite Biliar Primária é uma doença crónica, cuja causa ainda permanece desconhecida. Em Portugal, estima-se que existam cerca de 2 mil casos de Colangite Biliar Primária, o que a torna uma doença rara e pouco conhecida, atingindo maioritariamente as pessoas do sexo feminino, mais precisamente, nove mulheres por cada homem e pessoas com membros da família afetados.”

A CBP pode não apresentar sintomas durante longos períodos, mas quando se manifestam, os mais frequentes são a fadiga e a comichão na pele (prurido). Outras manifestações menos comuns incluem dor abdominal, escurecimento da pele, manchas amarelas ou brancas sob a pele ou ao redor dos olhos (xantomas e xantelasmas), secura na boca e nos olhos, e dores nos ossos, músculos e articulações.

Apesar de não ter cura, a CBP tem tratamento se for detetada atempadamente. “É primordial que as pessoas saibam que o diagnóstico da doença pode ser feito precocemente através de exames de sangue, identificando alterações nas análises hepáticas, especialmente da fosfatase alcalina. Felizmente, o tratamento adequado previne, na maioria dos casos, a sua complicação mais grave: a progressão para cirrose hepática”, realça Arsénio Santos.

A CBP é uma condição autoimune, caracterizada por uma inflamação nas ramificações intra-hepáticas das vias biliares, que leva progressivamente à criação de cicatrizes no fígado (fibrose). Com a progressão da doença, podem surgir sintomas associados à cirrose, como icterícia, acumulação de líquido no abdómen (ascite) e sangramento interno na parte superior do estômago e do esófago (varizes). A osteoporose é outra das complicações da CBP, e as pessoas com cirrose apresentam risco aumentado de cancro do fígado (carcinoma hepatocelular).

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights