Investigação da NOVA Medical School sobre anemia em Cabo Verde apoiada pela FCT

30 de Agosto 2024

A NOVA Medical School, em colaboração com a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, obteve aprovação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para um projeto de investigação sobre o impacto das alterações climáticas na prevalência da anemia em Cabo Verde

A candidatura de Silvany Tavares, sob supervisão da Professora Raffaella Gozzelino, foi selecionada no âmbito do programa de Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT, na Cooperação PALOP + Timor-Leste.

O estudo, já reconhecido pelo MIT Global Seed Funds, explorará como as mudanças climáticas influenciam a saúde da população, afetando a produção agrícola e aumentando a presença de vetores. A investigação identificará os mecanismos biológicos e ambientais que afetam a disseminação de doenças vetoriais e as suas implicações na anemia associada a inflamações crónicas.

A Prof.ª Raffaella Gozzelino destaca a importância desta bolsa para o desenvolvimento de competências específicas locais e para a transformação das fragilidades do país em soluções inovadoras e multidisciplinares. Neste concurso, foram submetidas 390 candidaturas, sendo selecionadas 39 para financiamento, incluindo três de cabo-verdianos.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

VP Formação distinguida como parceira Premium do OET

VP Formação alcança estatuto de Premium Preparation Partner do Occupational English Test, reconhecendo sete anos de excelência na preparação de profissionais de saúde para certificação internacional

Tecnologia 3D revoluciona cirurgia da coluna em Portugal

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Dr. Rui Pinto, um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Patologia de Coluna, destaca a revolução na cirurgia da coluna com a introdução da tecnologia 3D no Hospital de Santa Maria – Porto, primeira unidade na Península Ibérica a dispor deste equipamento inovador.

Farmácias querem ser aliadas no rastreio do cancro e outras doenças

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) defendeu hoje a integração das farmácias na rede de rastreios nacional para identificar precocemente doenças, como os cancros gástrico, colorretal, o VIH/Sida ou hepatites virais, e contribuir para aumentar a população elegível rastreada.

MAIS LIDAS

Share This