Campanha nacional alerta para importância do diagnóstico precoce da fibrose pulmonar

2 de Setembro 2024

A fibrose pulmonar é caracterizada pela formação de cicatrizes nos pulmões, podendo impactar diferentes áreas da vida e impedir a realização de muitas atividades, inclusive as mais básicas.

Setembro marca o mês de Sensibilização para a Fibrose Pulmonar, e uma campanha nacional liderada pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Fundação Portuguesa do Pulmão (FPF) e RESPIRA, com o apoio da Boehringer Ingelheim, busca alertar sobre a importância de conhecer os sintomas da doença e não adiar o diagnóstico.

Os principais sintomas incluem falta de ar, fadiga e tosse seca persistente. Segundo António Morais, presidente da SPP, a progressão da doença é irreversível, tornando o diagnóstico precoce essencial para intervir terapeuticamente antes que o paciente sofra uma perda funcional significativa, especialmente em relação à tolerância ao esforço, que é irrecuperável.

No entanto, o diagnóstico nem sempre é fácil, devido à ausência de queixas específicas, como explica José Alves, presidente da FPF. Esse é um dos motivos pelos quais a campanha foi lançada, visando não apenas a população em geral, mas também os profissionais de saúde. Alves ressalta a importância do diagnóstico precoce, uma vez que existem novos medicamentos capazes de impedir a progressão da doença.

A campanha busca conscientizar sobre a fibrose pulmonar, enfatizando que a identificação e o tratamento precoces são a melhor forma de combate à doença, evitando a perda de qualidade de vida dos pacientes. Com a progressão irreversível da fibrose pulmonar, é fundamental que as pessoas estejam atentas aos sintomas e procurem atendimento médico o quanto antes, a fim de receberem o diagnóstico correto e iniciarem o tratamento adequado.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This