Prof. Dr. Antero Fernandes: Cuidados Intensivos: Devolvendo Qualidade de Vida aos Pacientes Críticos

6 de Setembro 2024

A propósito da mesa redonda no 4º Congresso da Clínica Girassol subordinada ao tema “Abordagem do choque cardiogénico nos cuidados intensivos”, o Professor Doutor Antero Fernandes, Diretor do Serviço de Cuidados Intensivos e do Serviço de Urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada, falou com o nosso jornal sobre os objetivos que norteiam a intervenção clínica nos cuidados intensivos.

 

Para o especialista, “os cuidados intensivos são uma especialidade médica que visa proporcionar aos doentes críticos o suporte necessário para a reversão da sua situação clínica. O objetivo principal não é apenas manter a vida, mas sim devolver à sociedade um cidadão com qualidade de vida”.

“Os cuidados intensivos não são um “cemitério” onde os pacientes são encaminhados para morrer. A premissa base para a admissão de um doente em cuidados intensivos é a crença dos intensivistas de que há uma potencial reversibilidade do quadro clínico. Caso o médico considere que o indivíduo não tem reversibilidade, este não é admitido, a não ser que seja um potencial dador de órgãos, o que também é uma nobre função dos intensivistas”, prosseguiu, para logo insistir: “O propósito dos cuidados intensivos é, através da intervenção técnica, devolver à sociedade um cidadão com qualidade de vida, apto a exercer as suas atividades como antes. Não se trata apenas de manter a vida, mas de possibilitar que o paciente recupere e tenha uma vida plena após a alta”.

Antero Fernandes destacou “a felicidade e o orgulho que os intensivistas sentem quando conseguem reverter o quadro de um paciente que estava em situação crítica e, meses depois, o veem recuperado, mesmo que este não se lembre da equipe médica devido ao estado de coma induzido em que se encontrava”.

“É nessa fase da vida”, explica Antero Fernandes, que o médico se sente verdadeiramente importante, não pelos títulos que possui, mas por ter sido capaz, com a sua intervenção e treinamento, de devolver qualidade de vida a alguém. Esse é o propósito central dos cuidados intensivos: pugnar pela qualidade de vida dos pacientes.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This