Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde lança ciclo de webinars “Com a saúde não se brinca”

23 de Setembro 2024

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) anunciou o lançamento de um novo ciclo de webinars intitulado "Com a saúde não se brinca", que decorrerá durante o último quadrimestre deste ano. Esta iniciativa visa promover a saúde e educar tanto a população em geral como os profissionais de saúde sobre temas cruciais de saúde pública.

Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS, explicou que o projeto tem como objetivo “sensibilizar e educar a população e profissionais de saúde sobre temas cruciais da saúde pública”. Ela enfatizou a importância da literacia em saúde como “um pilar fundamental para uma sociedade mais saudável e informada”.

Os webinars, que serão transmitidos ao vivo no canal de YouTube da SPLS, contarão com a participação de especialistas renomados nas áreas de vacinação, cardiologia e saúde mental. O formato dinâmico e interativo permitirá aos participantes obterem informações rigorosas e acessíveis, desmistificando temas essenciais da saúde pública.

A primeira sessão, agendada para terça-feira, 24 de setembro, abordará a vacinação sazonal contra a gripe e contará com a participação do conhecido médico de saúde pública Ricardo Mexia. Esta sessão é particularmente oportuna, coincidindo com o início da campanha de vacinação, e abordará questões como os critérios para a inoculação em grupos de risco e a recente medida de vacinação nas farmácias.

Outras sessões já confirmadas incluem:

28 de outubro: Uma sessão dedicada à cardiologia com o médico cardiologista Fausto Pinto, que abordará comportamentos de risco e prevenção de doenças cardiovasculares.
Data a confirmar: Uma palestra sobre saúde mental com o psiquiatra Pedro Morgado.
Data a confirmar: Uma sessão sobre vacinação com Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias, e Miguel Arriaga, Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar na Direção-Geral da Saúde.
A presidente da SPLS destacou a importância desta iniciativa no contexto atual, onde a desinformação pode ter consequências graves. “Queremos que os participantes saiam destas sessões mais capacitados e confiantes nas suas decisões de saúde”, afirmou.

Os webinars são gratuitos e abertos a todos os interessados. O programa completo, formulário de inscrição e link para o canal do YouTube da SPLS estão disponíveis no website da sociedade científica.

Cristina Vaz de Almeida concluiu enfatizando que este ciclo também serve para unir a comunidade de saúde, oferecendo aos profissionais a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos com base em evidências científicas e trocar experiências. “Esperamos que cada sessão sirva de inspiração para mudanças concretas no comportamento preventivo de todos”, finalizou.

NR/PR/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights