Estátua do Marquês de Pombal ganha luz verde para consciencializar sobre saúde mental

10 de Outubro 2024

Câmara Municipal de Lisboa e Grupo Lusíadas Saúde iluminam a Estátua do Marquês de Pombal de verde durante 24 horas, numa ação inédita para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental.

A Câmara Municipal de Lisboa e o Grupo Lusíadas Saúde uniram-se numa iniciativa inédita para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental. Pela primeira vez, um monumento lisboeta – a Estátua do Marquês de Pombal – será iluminado de verde durante 24 horas, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da saúde mental.

Esta ação conjunta visa chamar a atenção para a crescente incidência de problemas de saúde mental em Portugal e para a necessidade urgente de eliminar o estigma associado às doenças mentais e ao seu tratamento. A escolha da cor verde, tradicionalmente associada à saúde mental, reforça a mensagem de que cuidar da mente é tão crucial quanto cuidar do corpo.

A iniciativa ganha particular relevância face aos dados alarmantes revelados pelo último Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental, conduzido pela Universidade Nova de Lisboa. O estudo indica que um em cada cinco portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica, colocando Portugal na segunda pior posição a nível europeu, apenas atrás da Irlanda. Adicionalmente, a Organização Mundial da Saúde alerta que indivíduos com doenças mentais graves tendem a viver entre 10 a 20 anos menos que a população em geral.

Sofia Athayde, Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa com os pelouros da Saúde, Direitos Humanos e Sociais, Educação, Juventude, e Serviços de Apoio Geral, destacou o compromisso da autarquia com a saúde mental dos lisboetas, enquadrando esta ação no âmbito mais amplo da construção de um Estado Social Local.

Por sua vez, Vasco Antunes Pereira, CEO do Grupo Lusíadas Saúde, enfatizou a importância de considerar a saúde mental como uma prioridade coletiva e individual, sublinhando o papel desta iniciativa na eliminação do estigma associado às doenças mentais.

O momento simbólico da iluminação da estátua ocorreu na noite de 9 de outubro, contando com a presença de Sofia Athayde, Vasco Antunes Pereira e Filipa Pinheiro Marques, CEO do Hospital Lusíadas Monsanto, unidade do Grupo especializada em saúde mental.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

México apreende mais de 400 mil doses de fentanil em Jalisco

O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights