ULS Braga Assina Protocolo de Cooperação em Saúde Mental com Oito Municípios

11 de Outubro 2024

No dia 10 de outubro de 2024, em celebração do Dia Mundial da Saúde Mental, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga firmou um protocolo de cooperação com os municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde, no Fórum Braga.

O evento contou com a presença do Coordenador Regional da Saúde Mental, Pedro Morgado, e de vários membros da administração da ULS de Braga, incluindo o Presidente do Conselho de Administração, Domingos Sousa, e a Diretora do Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Saúde Mental, Sónia Azenha.

Este protocolo tem como objetivo reforçar a acessibilidade aos cuidados de saúde mental, promovendo uma colaboração estreita entre a ULS de Braga e os municípios envolvidos. Sónia Azenha destacou a relevância da união de esforços para garantir a centralidade no utente e a tempestividade dos cuidados. “Neste dia 10 de outubro de 2024, estamos, com enorme satisfação, a receber a Comemoração Nacional do Dia Mundial da Saúde Mental, na cidade de Braga”, afirmou.

O protocolo reflete um trabalho contínuo que visa promover a saúde mental, prevenir doenças e assegurar intervenções terapêuticas e psicossociais. Domingos Sousa sublinhou a importância de abordar a saúde mental como uma questão de responsabilidade coletiva, enfatizando que esta problemática ultrapassa barreiras culturais e socioeconómicas. “Devemos combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica”, acrescentou.

A ULS de Braga implementou um novo modelo de prestação de cuidados na área da saúde mental, com a criação do CRI e Equipas Comunitárias de Saúde Mental. Este modelo visa melhorar a acessibilidade e a eficiência dos recursos, colocando o foco na pessoa em vez da doença. O papel dos municípios será fundamental nesta colaboração, permitindo uma maior promoção da saúde e literacia na área da saúde mental.

O evento também incluiu uma discussão sobre a saúde mental no contexto laboral e contou com uma mensagem da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que reafirmou o compromisso do Governo em colocar a promoção da saúde mental como uma prioridade nacional.

Na manhã do mesmo dia, o auditório do Fórum Braga acolheu as Jornadas da Psicologia da ULS de Braga, abordando temas como alimentação, bem-estar e a importância de um sono saudável.

Nr/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This