Moçambique vai realizar campanha de vacinação contra pólio até ao final de dezembro

18 de Outubro 2024

O Governo moçambicano anunciou hoje a realização de uma campanha de vacinação de crianças contra a variante da pólio Tipo 2, de novembro a dezembro, alertando para a existência desta doença em algumas províncias.

“A vacinação irá decorrer na primeira quinzena de novembro do corrente ano e vai abranger todas as crianças menores de 10 anos de idade, em todos os distritos do país, e a segunda ronda irá decorrer em dezembro deste ano”, disse o diretor nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes.

Fernandes falava em conferência de imprensa sobre a situação da vacinação no país.

“Continua a preocupação com a variante da pólio do tipo 2, registada em algumas províncias do país. Desde o ano 2021, foram registados, cumulativamente, oito casos da variante do tipo 2, sendo cinco em Nampula, dois em Manica e um em Cabo Delgado. Por isso, entramos na segunda fase de luta contra a pólio”, prosseguiu.

A imunização será feita através da vacina nOPV-2, de aplicação oral e usada em situações de emergências e não de rotina, acrescentou.

Apesar da preocupação com aquele tipo de doença, o país ficou livre do poliovírus selvagem do Tipo 1, como resultado da aplicação de cerca de 106 milhões de doses de vacina bOPV, num total de 11 rondas de vacinação, assinalou o diretor nacional de Saúde Pública.

“Como resultado deste esforço, o surto do poliovírus selvagem do tipo 1 foi encerrado, no mês de maio do ano 2024”, afirmou o responsável.

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This