Portugal prepara-se para dar um passo significativo no panorama da investigação tecnológica global com o lançamento do Digital Data Design Institute at Nova SBE and NOVA Medical School, uma iniciativa que resulta da colaboração entre duas prestigiadas instituições portuguesas e o Digital Data Design Institute at Harvard.
O novo instituto, que será oficialmente apresentado no dia 24 de outubro durante as Conferências do Estoril, representa a primeira expansão internacional desta iniciativa nascida na Harvard Business School, escolhendo Portugal como ponto estratégico para o desenvolvimento de investigação em Inteligência Artificial (IA) e tecnologias digitais.
Sob a direção executiva de Lénia Mestrinho, o instituto terá como principal missão preparar o setor público e empresarial português para um futuro onde a IA será omnipresente. O evento de lançamento contará com a presença de Jen Stave, diretora do instituto homólogo em Harvard e especialista mundialmente reconhecida em IA, que traz consigo uma vasta experiência de colaboração com organizações como a NASA e a Linux Foundation.
A iniciativa surge num momento crucial da transformação digital global, pretendendo apoiar as organizações na experimentação e integração de tecnologias nos seus modelos operacionais. O professor Karim Lakhani, Presidente do Corpo Docente do Instituto em Harvard, enfatiza a importância da colaboração internacional na investigação como chave para desbloquear todo o potencial da IA.
Este novo polo de investigação e desenvolvimento tecnológico visa não apenas fortalecer as ligações académicas entre Portugal e Harvard, mas também posicionar o país na linha da frente da inovação digital global. O instituto focará os seus esforços no desenvolvimento de estudos e projetos que analisem o impacto das tecnologias emergentes, procurando criar soluções inovadoras para os desafios do mundo digital.
PR/HN/MMM
0 Comments