Jorge Palma dá voz ao Peditório Nacional da Liga Contra o Cancro

28 de Outubro 2024

Com o mote 'alguém pode ficar com um bocadinho do meu cancro?', a Liga Portuguesa Contra o Cancro lança peditório nacional de 31 de outubro a 3 de novembro, com campanha protagonizada por doentes reais.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) prepara-se para iniciar mais uma edição do seu Peditório Nacional, que decorrerá entre 31 de outubro e 3 de novembro em todo o país. Este ano, a campanha ganha uma dimensão especial com a participação do músico Jorge Palma, que cedeu a sua música para uma iniciativa que pretende dar voz a pessoas que enfrentam diariamente a luta contra o cancro.

A campanha de comunicação inova ao trazer para primeiro plano doentes oncológicos reais, que desafiam Portugal a partilhar o seu “peso”. Com uma abordagem sensível e direta, materializada no mote “alguém pode ficar com um bocadinho do meu cancro?”, a iniciativa sublinha que “um cancro é uma coisa muito pesada para uma pessoa só”. O filme da campanha, produzido pela THE END com execução criativa da Lola Normajean, procura consciencializar para a importância da partilha na redução do impacto da doença.

Vitor Veloso, Presidente da LPCC, destaca a importância da participação da população, seja através de doações, voluntariado ou da divulgação nas redes sociais. O responsável enfatiza que o contributo da sociedade é fundamental para que a instituição possa continuar a prestar apoio social, domiciliário, psicológico e jurídico aos doentes oncológicos e suas famílias.

O peditório, que constitui uma das principais fontes de financiamento da LPCC, irá decorrer em diversos locais públicos, incluindo áreas comerciais, igrejas, cemitérios e principais artérias das cidades portuguesas, sob a coordenação dos Núcleos Regionais da LPCC – Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira.

A relevância desta iniciativa torna-se ainda mais evidente quando confrontada com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde, que revelam que Portugal registou mais de 69.000 novos casos de cancro em 2022. A doença continua a ser uma das principais causas de morbilidade, incapacidade e mortalidade no país, com impacto significativo não apenas nos doentes, mas também nas suas famílias e na sociedade em geral.

Esta campanha representa assim um momento crucial de solidariedade e união nacional em torno de uma causa que, direta ou indiretamente, afeta todos os portugueses. A LPCC reforça que cada contribuição, independentemente do seu valor, pode fazer a diferença na vida de quem enfrenta esta doença, permitindo à instituição manter e expandir o seu trabalho de apoio aos doentes oncológicos e suas famílias.

Com esta iniciativa, a LPCC reafirma o seu compromisso de continuar “enquanto houver estrada para andar”, mantendo-se ao lado dos doentes oncológicos e das suas famílias, numa missão que só é possível com o apoio e a generosidade de todos os portugueses.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights