Mais de 16.000 animais apreendidos e exploração de ovos encerrada pela GNR

9 de Novembro 2024

A GNR encerrou uma exploração de produção de ovos, registou um crime por falsificação dos carimbos dos ovos e apreendeu 16.354 animais numa ação desenvolvida em outubro para combate a práticas ilegais com animais para consumo humano.

Num comunicado divulgado hoje, a GNR detalha que, no decorrer da operação, foram efetuadas 307 ações de fiscalização dirigidas a criadores e foram fiscalizados 34 veículos, tendo sido levantados 97 autos de contraordenação e registado um crime de falsificação de notação técnica, por falsificação dos carimbos colocados nos ovos.

Foram ainda apreendidos 16.354 animais de criação, entre os quais galinhas, bovinos, caprinos, ovinos e suínos, e encerrada uma exploração que produzia ovos para o mercado nacional.

Denominada “Illegal Livestock Farming”, a operação visou “combater as práticas ilegais associadas aos animais com estatuto pecuário destinado ao consumo humano, bem como garantir o bem-estar animal ao longo de todas as fases de produção”.

Durante o mês de outubro, envolveu 518 militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e centrou-se em explorações pecuárias, entrepostos e centros de agrupamento que desenvolvem a criação de animais de espécies pecuárias e a identificação animal, de acordo com o Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights