Sindicato Nacional dos Enfermeiros aplaude integração de profissionais nos CODU

11 de Novembro 2024

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) defendeu hoje a contratação de mais enfermeiros no INEM para uma resposta mais rápida e qualificada, congratulando-se com a decisão destes profissionais integrarem os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

Em comunicado, o SNE refere que a decisão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de passar a integrar enfermeiros nos CODU para desempenharem funções diferenciadas “permitirá salvaguardar a qualidade, rapidez e segurança da resposta do INEM em todas as suas vertentes (via verde coronária, AVC, trauma, sépsis e paragem cardiorrespiratória pré-hospitalar)”.

“A inclusão de enfermeiros nos CODU permitirá uma resposta mais célere e qualificada às emergências, reforçando a capacidade de triagem e encaminhamento adequado das situações urgentes”, lê-se no comunicado.

O SNE lembra, por outro lado, que o próprio sindicato havia já defendido esta medida na mais recente reunião com o conselho diretivo do INEM, em 26 de setembro.

Na altura, segundo o SNE, foi também defendida a constituição de uma direção de enfermagem em articulação com o conselho diretivo do INEM, a abertura de concursos para reforço de enfermeiros e enfermeiros especialistas nas diferentes áreas, serviço de helicópteros de emergência médica e o número e pagamento de horas extraordinárias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights