Mais de 800 crianças de Braga experimentam ser profissionais de saúde por um dia

11 de Novembro 2024

De 13 a 16 de novembro, o Hospital de Braga recebe a 17ª edição do 'Hospital dos Bonequinhos', um evento que permite a mais de 800 crianças experimentarem ser profissionais de saúde por um dia, combatendo o medo do ambiente hospitalar

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga e o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) organizam, de 13 a 16 de novembro, a 17ª edição do ‘Hospital dos Bonequinhos’ no Hospital de Braga. Este evento anual, iniciado em 2007, resulta de uma colaboração entre o NEMUM, a Câmara Municipal de Braga (CMB), a ULS de Braga e a Escola de Medicina da Universidade do Minho (EM-UMinho), reunindo, a cada edição, um número crescente de crianças e voluntários.

O ‘Hospital dos Bonequinhos’ é dirigido a crianças entre os 3 e os 6 anos, proporcionando-lhes um percurso pedagógico e interativo onde podem cuidar dos seus bonequinhos em várias “estações de tratamento”, como Triagem, Imagiologia, Consulta, Cirurgia e Pós-Operatório. O principal objetivo é combater o receio infantil de interagir com profissionais de saúde e reduzir a ansiedade associada ao ambiente hospitalar, através de uma experiência lúdica e educativa sobre cuidados básicos de saúde e o corpo humano.

Mais de 800 crianças do concelho de Braga participarão no evento, guiadas por estudantes de Medicina e de outras áreas da UMinho e da Universidade do Porto (UP), que voluntariamente assumem os papéis de profissionais de saúde, vestindo batas brancas e simulando práticas de atendimento clínico. Esta interação permite aos estudantes desenvolver competências comunicativas e interativas essenciais para a sua futura prática profissional.

Pedro Azevedo, Diretor do Hospital dos Bonequinhos de 2024, destacou a inovação e criatividade das edições anteriores, responsáveis pelo crescimento exponencial do evento, tornando-o numa tradição anual com grande adesão do público-alvo. Realçou ainda a importância da participação dos estudantes da EM-UMinho no desenvolvimento das suas capacidades comunicativas com crianças, considerando-a um bom complemento para a sua formação como futuros profissionais de saúde.

Paula Vaz Marques, Diretora Clínica para os Cuidados Hospitalares da ULS de Braga, reforçou o valor inestimável da iniciativa na aproximação entre o ambiente hospitalar e as crianças, transformando o hospital num espaço familiar e acolhedor para os mais pequenos. Acredita que esta experiência ajuda a desmistificar o ambiente hospitalar, promovendo o bem-estar emocional das crianças e fomentando uma abordagem mais confiante e segura na sua relação com os cuidados de saúde ao longo da vida.

No último dia do evento, sábado, 16 de novembro, o Hospital dos Bonequinhos abrirá as portas às famílias para que possam visitar e participar nesta experiência única, proporcionando um momento de aprendizagem conjunto e uma visão mais próxima do ambiente hospitalar.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights