Farmacêuticos podem evitar mais de 5 milhões de consultas e urgências – Congresso Nacional dos Farmacêuticos

21 de Novembro 2024

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, preside a Sessão de Abertura do Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024, que se realiza esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 12:00 horas, no Centro de Congressos de Lisboa, que conta ainda com a participação do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, e do Presidente do Congresso, Rui Medeiros.

O Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024, que teve início hoje no Centro de Congressos de Lisboa, destaca a importância dos serviços farmacêuticos na redução da pressão sobre o Sistema Nacional de Saúde (SNS). Segundo o comunicado oficial, as intervenções dos farmacêuticos, como a vacinação, a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade e a renovação de terapêuticas crónicas, podem evitar mais de 5 milhões de consultas e urgências hospitalares anualmente.

Sob o tema “Mais Inovação, Melhor Saúde”, o evento reúne profissionais da área da farmácia para discutir os mais recentes avanços técnicos e científicos nas tecnologias de saúde. A transição digital e a capacitação da força de trabalho farmacêutica são também tópicos centrais da conferência, que decorre até sábado, dia 23 de novembro.

Durante os três dias do congresso, serão apresentados resultados de vários projetos e programas de saúde com intervenção farmacêutica, que evidenciam as vantagens da integração dos cuidados prestados por farmacêuticos na rede de cuidados de saúde, promovendo as melhores práticas.

Com mais de 20 mil farmacêuticos a exercer em diversas áreas, incluindo farmácias, hospitais, laboratórios de análises clínicas e na indústria, o bastonário e outros dirigentes da Ordem dos Farmacêuticos estarão disponíveis para prestar declarações à comunicação social ao longo do evento.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This