SIM propõe três regimes laborais para médicos na Madeira

15 de Dezembro 2024

O Sindicato Independente dos Médicos propôs três regimes laborais para médicos na Madeira: 35 horas semanais, Dedicação Plena e Dedicação Exclusiva de 40 horas. A medida visa beneficiar habitantes e fixar profissionais.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apresentou uma proposta para implementar três regimes laborais para médicos na Região Autónoma da Madeira, no âmbito das discussões sobre a adaptação da Dedicação Plena à região.

A proposta do SIM inclui um regime de 35 horas semanais, um regime de Dedicação Plena com 40 horas semanais e um regime de Dedicação Exclusiva também com 40 horas semanais. Esta iniciativa surge após reuniões realizadas em 22 de outubro e 3 de dezembro de 2024.

O sindicato argumenta que esta proposta visa criar condições negociais que beneficiarão imediatamente os habitantes da Madeira e poderão servir de referência para o resto de Portugal. O SIM enfatiza a importância de manter o progresso no sistema de saúde através de negociações construtivas e medidas consistentes.

A organização destaca o papel pioneiro da Madeira em várias áreas de valorização do sistema público de saúde, incluindo o Acordo Coletivo de Trabalho e a revisão do SIADAP. O sindicato considera que esta nova proposta representa um passo reformador que antecipa o futuro panorama laboral e académico, conciliando as expectativas das novas gerações com a compatibilidade entre vida familiar e profissional.

O SIM sublinha que o esforço reformista se baseia na sustentabilidade do sistema público de saúde, com foco particular na captação e fixação de médicos no Serviço Regional de Saúde. O sindicato expressa satisfação com a recetividade positiva à sua proposta e aguarda a sua discussão, operacionalização e implementação.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This