Almeirim com nova USF em 2025

20 de Dezembro 2024

O concelho de Almeirim vai ter, em março de 2025, uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) que vai "garantir cobertura total de médicos de família na região".

“Se tudo correr normalmente nós, na prática, com esta nova USF, ficaremos com cobertura a 100% de médico de família”, afirmou Pedro Ribeiro (PS).

O projeto, que custará 5 milhões de euros, dos quais 2 milhões serão provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e os restantes 3 milhões serão suportados pelo município, pretende assegurar a cobertura total de médicos de família na região.

Segundo o presidente da Câmara de Almeirim, a nova USF permitirá “melhorar significativamente o acesso à saúde”, funcionando como complemento à já existente USF Cortes de Almeirim.

“As unidades de saúde familiar são unidades que funcionam um bocadinho em complementaridade, ou seja, se por acaso aquele médico não estiver disponível, os outros garantem as consultas. Com esta unidade, a resposta será sempre a 100%”, explicou.

A nova USF, intitulada “Marquesa de Alorna”, irá abranger a parte de Almeirim que ainda não está incluída na atual unidade, bem como a freguesia da Raposa e Benfica do Ribatejo.

Já em Amiais de Baixo, no concelho de Santarém, será construída uma nova unidade de saúde que triplicará a área das atuais instalações.

O projeto, avaliado em 300 mil euros e financiado pelo PRR, surge da necessidade de modernizar as condições do atual espaço, que é, nas palavras do presidente da Junta de Freguesia, Duarte Neto (PS), “antiquíssimo e ultrapassado”.

“Temos uma unidade de saúde com 80 m², com falta de casas de banho para os utentes e para os funcionários. A infraestrutura hoje para a população que temos é manifestamente reduzida. A nossa população tem vindo a crescer e sentimos essa necessidade de avançarmos para esta candidatura”, explicou.

O novo edifício terá novas valências, incluindo gabinetes, salas de refeitório, espaços de arrumação e um novo parque de estacionamento.

Apesar do prazo de execução da obra estar definido em 270 dias, o presidente da Junta mostrou-se preocupado com a dificuldade em encontrar empresas disponíveis para avançar com o projeto.

“A dificuldade será talvez encontrar alguma empresa que concorra e que queira fazer esta obra. Existe muita falta de mão-de-obra e há poucas empresas disponíveis para as obras”.

Ainda assim, Duarte Neto espera que a nova unidade se torne uma realidade “a curto prazo” uma vez que as atuais instalações não têm condições “para albergar todos a população”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights