As sessões consistem na partilha de experiências, perspetivas e questões dos principais especialistas nacionais e internacionais em cirurgia robótica, de diversas especialidades médicas.
Todas as quintas-feiras houve uma sessão dedicada a um tema diferente: ginecologia, torácica, cirurgia geral, enfermagem ou urologia; que contou com oradores diferentes.
A próxima, e última, no dia 29 de outubro debruça-se sobre a urologia e conta com a moderação de Kris Maes, do Hospital da Luz, e Estevão Lima, da CUF Tejo. Os principais temas focam-se nas intervenções de prostatectomia, cistectomia e nefrectomia parcial.
A urologia é a especialidade que conta com maior número de intervenções efetuadas com recurso à cirurgia robótica. No ano passado, 60 % das intervenções cirúrgicas realizadas com o sistema da Vinci, a nível ibérico, foram efetuadas por urologistas – em casos de patologia de próstata e rim – cerca de 11% das intervenções foram de ginecologia oncológica e benigna, e 21% das intervenções realizadas com este sistema foram de cirurgia geral.
A Excelência Robótica é a empresa nacional responsável pela distribuição e implementação do sistema de cirurgia robótica da Vinci em Portugal.
As sessões decorrem sempre à quinta-feira e sempre das 21h às 22h30. As inscrições são gratuitas para todos os profissionais de saúde interessados.
PR/João Marques
0 Comments