A saúde mental e as condições de trabalho dos enfermeiros

10 de Janeiro 2025

Os resultados do estudo “NursesMH#Survey2024”, apoiado pela Ordem dos Enfermeiros (OE), hoje divulgados, demonstram que os enfermeiros portugueses enfrentam níveis devastadores de desgaste físico e mental. 74,3% percecionam negativamente a sua saúde mental, 30% apresentam sintomas de depressão grave e 45% reportam sofrer de pelo menos uma doença física ou mental.

O estudo revela que os enfermeiros portugueses estão a atingir o limite da exaustão: 91,4% enfrentam disfunção social e quase 20% recorrem regularmente a ansiolíticos e antidepressivos. Este cenário é agravado pela falta de 14 mil enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma carência estrutural que compromete a qualidade dos cuidados de saúde.

A sobrecarga de trabalho, associada a turnos sucessivos, ausência de descanso adequado e contratos precários, está a colocar os enfermeiros sob uma pressão inaceitável. Metade dos enfermeiros trabalha mais de 70 horas semanais, e 50% não tem fins de semana livres. Estas condições não são apenas questões laborais que afetam a saúde dos profissionais, também comprometem a segurança e o bem-estar dos doentes.

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira, diz que “o Ministério da Saúde já tinha mostrado abertura à proposta da Ordem dos Enfermeiros de fazer um levantamento urgente das necessidades do SNS e de criar um plano estruturado de contratação de enfermeiros, substituindo os contratos precários de curta duração, por vínculos estáveis e dignos. Precisamos começar este caminho o mais rápido possível.”

A OE considera que são necessárias ainda outras medidas concretas, tais como o reconhecimento da enfermagem como profissão de risco e desgaste rápido, a implementação de um subsídio de risco e a antecipação da idade da reforma. É preciso também que haja um acesso efetivo a apoio psicológico, bem como medidas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, assegurando a proteção física e emocional dos enfermeiros.

O estudo hoje divulgado está, aliás, alinhado com os resultados do estudo “Enfermeiros: Vida e Trabalho”, publicado pela Ordem dos Enfermeiros em 2023, bem como com as insistentes recomendações de diversas organizações internacionais aos países, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Organização Mundial de Saúde (OMS) e International Council of Nurses (ICN).

A Ordem dos Enfermeiros apela ao Governo que tome as medidas adequadas para inverter este problema e disponibiliza-se para colaborar na sua definição e implementação. Sem enfermeiros saudáveis e motivados, o sistema de saúde não pode cumprir a sua missão.

NR/OE/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Informação HealthNews: Ana Paula Martins será reconduzida no cargo

De acordo com diferentes fontes contactada pelo Healthnews, Ana Paula Martinis será reconduzida no cargo de Ministra da Saúde do XXV Governo constitucional, numa decisão que terá sido acolhida após discussão sobre se era comportável a manutenção da atual ministra no cargo, nos órgão internos da AD. Na corrida ao cargo, para além de Ana Paula Martins estava Ana Povo, atual Secretária de Estado da Saúde, que muitos consideravam ser a melhor opção de continuidade e Eurico Castro Alves, secretário de estado da Saúde do XX Governo Constitucional.

Auditorias da IGAS apontam fragilidades no combate à corrupção no SNS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde realizou 14 auditorias a entidades do SNS desde 2023, que identificaram áreas críticas que exigem reforço nos mecanismos de controlo interno e prevenção da corrupção nas entidades auditadas, revela um relatório hoje divulgado

Programa Proinfância apoia mais de 1.200 crianças vulneráveis em Portugal

Desde o seu lançamento em Portugal, em 2021, o Programa Proinfância da Fundação ”la Caixa” tem acompanhado mais de 1.200 crianças e adolescentes, assim como mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade económica e risco de exclusão social em todo o território nacional. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights