Cientistas islandeses criam mapa completo de recombinação do genoma humano

22 de Janeiro 2025

Investigadores da deCODE genetics/Amgen desenvolveram um mapa detalhado da recombinação do DNA humano durante a reprodução, marcando um avanço significativo na compreensão da diversidade genética e seu impacto na saúde.

O estudo, publicado na revista Nature, revela informações cruciais sobre o processo de recombinação genética em humanos. Este mapa é o primeiro a incluir o embaralhamento em menor escala do DNA dos avós, difícil de detetar devido à alta similaridade das sequências de DNA. Além disso, identifica áreas do genoma que são protegidas de grandes recombinações, possivelmente para preservar funções genéticas essenciais ou prevenir problemas cromossómicos.

A investigação destaca diferenças significativas entre homens e mulheres no processo de recombinação. As mulheres apresentam menos recombinações não cruzadas, mas a frequência aumenta com a idade, o que pode explicar os maiores riscos associados a gravidezes tardias. Nos homens, não se observa esta mudança relacionada com a idade.

Este mapa oferece novas perspetivas sobre a infertilidade, que afeta cerca de 10% dos casais em todo o mundo. Compreender melhor o processo de recombinação pode levar a avanços nos tratamentos de fertilidade e no diagnóstico de complicações na gravidez.

O estudo também fornece insights sobre a evolução humana e as diferenças genéticas individuais. Toda a diversidade genética humana pode ser rastreada até à recombinação e mutações de novo, e o mapa mostra uma forte correlação entre estes dois processos.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto nacional deteta bactérias e resistência a antibióticos em 30 minutos

Um dispositivo portátil para a deteção rápida de bactérias e da resistência a antibióticos está a ser desenvolvido em Portugal por um consórcio que junta entidades públicas e privadas. O equipamento permitirá identificar, a partir de uma simples amostra de urina, a bactéria responsável pela infeção e os genes associados à resistência antimicrobiana, possibilitando a indicação do antibiótico mais adequado para o tratamento.

INEM ajuda Angola a combater surto de cólera após apelo da OMS

Cinco operacionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encontram-se em Angola para apoiar as autoridades deste país no combate ao surto de cólera, que provocou já 500 mortos e 13.818 casos, anunciou hoje a entidade portuguesa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights