Com a contratação destas médicas, duas das quais irão integrar a Unidade de Saúde Familiar (USF) Ancião e uma na USF Moinhos de Mira, a ULS de Coimbra visa não só complementar a cobertura de médicos de família em Ansião, mas também reduzir significativamente o número de utentes sem médico em Mira. Esta ação surge na sequência de um esforço contínuo da ULS, que no ano passado já tinha contratado 24 médicos de MGF, conseguindo assim atender quase 30 mil utentes sem médico de família.
Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, salientou a importância de momentos como este, que considerou “marcos muito importantes na trajetória de crescimento e fortalecimento da ULS de Coimbra”, e reiterou o compromisso da instituição em ampliar a cobertura de cuidados de saúde primários. “A generalização da oferta de médicos de família a toda a população é um dos objetivos principais do Serviço Nacional de Saúde”, afirmou.
A Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Almerinda Rodrigues, destacou que estas contratações são essenciais para cumprir a missão da ULS, que se centra na prestação de cuidados de saúde integrados e de qualidade. “O aumento contínuo da procura exige um aumento da resposta assistencial e a contratação destas três novas médicas é fundamental para assegurar a capacidade de resposta e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população”, frisou.
As novas médicas, Joana Duarte e Ana Simões, também partilharam as suas motivações para escolher a Medicina Geral e Familiar. Joana destacou o valor de manter um acompanhamento contínuo dos doentes ao longo da vida, enquanto Ana sublinhou a importância da prevenção, afirmando que “o médico de família é a primeira porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde e, também por isso, o seu papel é tão importante”.
A ULS de Coimbra, que integra oito unidades hospitalares e vinte e seis centros de saúde, é reconhecida pelo seu compromisso com a inovação e a qualidade, tendo contribuído decisivamente para o desenvolvimento da prestação de cuidados de saúde em Portugal.
NR/PR/HN
0 Comments